A Produção do Conhecimento Sobre Natação no Brasil: Um Olhar Sobre as Teses e Dissertações (2010-2012)
Por Leonardo do Couto Gomes (Autor), Letícia Cristina Lima Moraes (Autor), Ana Claudia Cesario (Autor), Marcelo Moraes e Silva (Autor).
Em VI Congreso Latinoamericano de Estudios Socioculturales del Deporte - ALESDE
Resumo
O objetivo desta pesquisa é mapear as dissertações e teses produzidas sobre a natação no Brasil. A intenção de investigar o que vem se produzindo a respeito partiu da necessidade de conhecer e analisar, os textos que tratam sobre o assunto. Procurou-se identificar os diferentes discursos das diversas áreas no campo da Educação Física sobre a natação, sendo estas divididas na seguinte perspectiva: biodinâmica, sociocultural e pedagógica. A metodologia limitou-se a teses e dissertações publicadas, no triênio 2010 a 2012, nos Programas de Pós-Graduação em Educação Física, foram contemplados neste mapeamento: os títulos dos trabalhos, os docentes responsáveis pela produção, à área de concentração, o ano em que o trabalho foi aprovado, a abordagem metodológica, a temática da pesquisa, a subárea e o tipo do trabalho (quantitativo ou qualitativo). Como resultados foram encontrados vinte e quatro trabalhos, sendo vinte e uma dissertações e três teses, visto que, de todos os programas, o que mais produziu trabalhos nesse triênio foi o da UFRGS com quatro dissertações. Do montante de trabalhos, a maioria foram dissertações, abordando predominantemente questões de cunho quantitativo em relação à temática do treinamento, isso reflete em um número significativo de trabalhos que trataram sobre a subárea biodinâmica. O que mostrou uma carência de pesquisas tanto sobre questões pedagógicas e socioculturais a respeito da natação. Deste modo, a presente pesquisa representou uma iniciativa de buscar novos elementos que possibilitem investigar as contribuições científicas sobre a natação no Brasil, em teses e dissertações publicadas na área. Assim, se faz necessário realizar uma análise mais aprofundada e detalhada de quais aspectos é contemplado e quais necessitam de maior atenção nos estudos, favorecendo a construção de uma área mais sólida, consistente e fundamentada. Além disso, avaliar as contribuições das pesquisas realizadas, por meio de teses e dissertações possibilitou ainda apontar lacunas e novos caminhos na busca de conhecimentos relevantes na área da natação.