Resumo

Nesta pesquisa nosso foco é a atividade lúdica para as crianças com câncer em um hospital público. Tendo como objetivo geral analisar as atividades lúdicas para as crianças com câncer. Aqui entende-se que o câncer infantojuvenil é a principal causa de morte entre crianças e adolescentes entre 1 e 19 anos no Brasil e o tratamento, por muitas vezes, requer a ida para o hospital durante um longo período. Metodologicamente, esta pesquisa foi desenvolvida em uma abordagem qualitativa com base na hermenêutica-dialética, onde a comunicação, expressa nas falas das crianças através de entrevistas passou pela análise do discurso. A partir disso, compreendemos que as atividades lúdicas quando proporcionadas, no âmbito do hospital, atuam como catalisadoras no processo de sua recuperação e adaptação, representando estratégia de confronto das condições adversas da hospitalização.

Referências

ALMEIDA, D. M; MELO, M. C. A importância do brincar para a construção do conhecimento na educação infantil. Revista do Centro de Educação, n.19, p. 45-53, 2002. Disponível em: https://periodicos.ufsm.br/educacaoespecial/article/view/5133. Acesso em: 30 jan. 2025.

ALVES, F. D.; SOMMERHALDER, A. O brincar: linguagem da infância, língua do infantil. Motriz. Journal of Physical Education. UNESP, p. 125-132, 2006. DOI: https://doi.org/10.5016/100. Disponível em: https://www.periodicos.rc.biblioteca.unesp.br/index.php/motriz/article/view/100. Acesso em: 30 jan. 2025.

BACELAR, V. L. D. E. Ludicidade e educação infantil. Salvador: EDUFBA, 2009. ISBN 978-85-232-0617-8.

BEZERRA, A. S.; MACEDO, D.S.; VIEIRA, T.I.; SILVA, P.N.G. O brincar na infância e o professor de educação física. LICERE-Revista do Programa de Pós-graduação Interdisciplinar em Estudos do Lazer, v. 17, n. 1, 2014. DOI: https://doi.org/10.35699/1981-3171.2014.619. Disponível em: https://periodicos.ufmg.br/index.php/licere/article/view/619. Acesso em: 30 jan. 2025.

BIEDRZYCKI, B. P.; GOELLNER, S. V. O brincar na construção da identidade de gênero de crianças internadas em um hospital de alta complexidade. Corpoconsciência, Cuiabá-MT, v. 21, n. 1, p. 20-32, jan-abr, 2017. Disponível em: https://periodicoscientificos.ufmt.br/ojs/index.php/corpoconsciencia/article/view/4589/3157. Acesso em: 30 jan. 2025.

BRASIL. Ministério da Educação. Lei nº11.104, de 21 de março de 2005. Diário Oficial da República Federativa do Brasil, Brasília, DF, 21 mar. 2005a. Disponível em: https://legislacao.presidencia.gov.br/atos/?tipo=LEI&numero=11104&ano=2005&ato=f83QTWE5EMRpWTfc3#:~:text=Ementa%3A,PEDI%C3%81TRICO%20EM%20REGIME%20DE%20INTERNA%C3%87%C3%83O. Acesso em: 10 abr. 2022.

BRASIL. Ministério da Saúde. Portaria nº 2.261, de 23 de novembro de 2005. Aprova o Regulamento que estabelece as diretrizes de instalação e funcionamento das brinquedotecas nas unidades de saúde que ofereçam atendimento pediátrico em regime de internação. 2005b. Disponível em: https://bvsms.saude.gov.br/bvs/saudelegis/gm/2005/prt2261_23_11_2005.html

BROUGÈRE, G. A criança e a cultura lúdica. Revista da Faculdade de Educação, n.24, p.103-116, 1998.

CAGNIN, E. R. G.; LISTONFERREIRA, N. M.; DUPAS, G. Vivenciando o câncer: sentimentos e emoções da criança. Acta Paul Enferm., v. 16, n. 4, p. 18-30, 2003. Disponível em: https://acta-ape.org/en/article/vivenciando-o-cancer-sentimentos-e-emocoes-da-crianca/. Acesso em: 30 jan. 2025.

CAMACHO, M. R. Memórias de um tempo junto a crianças com câncer. Psicologia: ciência e profissão, v. 26, p. 176-189, 2006. DOI: https://doi.org/10.1590/S1414-98932006000200002 Disponível em: https://www.scielo.br/j/pcp/a/BCjVcm7BkpT9YYdwBNfzkbK/abstract/?lang=pt Acesso em: 30 jan. 2025.

CARDOSO, F. T. Câncer infantil: aspectos emocionais e atuação do psicólogo. Revista da SBPH, v. 10, n. 1, p. 25-52, 2007. DOI: https://doi.org/10.57167/Rev-SBPH.10.123 Disponível em: https://pepsic.bvsalud.org/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1516-08582007000100004. Acesso em: 30 jan. 2025.

DUARTE, C. T.; ALVES, F. D.; SOMMERHALDER, A. Interações entre crianças em brincadeira na educação infantil: contribuições para a construção da identidade. Nuances: estudos sobre Educação, v. 28, n. 2, 2017. DOI: https://doi.org/10.14572/nuances.v28i2.4550. Disponível em: https://revista.fct.unesp.br/index.php/Nuances/article/view/4550 Acesso em: 30 jan. 2025.

HEIDEGGER, M. A. Ser e tempo. Petrópolis, RJ: Vozes, 2002.

HUIZINGA, J. Homo ludens: o jogo como elemento da cultura. Tradução de João Paulo Monteiro. 4a. Ed. São Paulo: Ed. Perspectiva, 2000.

INCA, Instituto Nacional de Câncer. ABC do câncer: abordagens básicas para o controle do câncer. 6. ed. rev. atual. Rio de Janeiro, 2020.

ISAYAMA, H. F.; SIQUEIRA, F.T.R.; ARAÚJO, N.S.; PINTO, G.B.; SOUZA, T.R.; NUNES, L.M. O Lazer na Humanização Hospitalar: Diálogos Possíveis. LICERE - Revista do Programa de Pós-graduação Interdisciplinar em Estudos do Lazer, Belo Horizonte, v. 14, n. 2, 2011. DOI: 10.35699/1981-3171.2011.774. Disponível em: https://periodicos.ufmg.br/index.php/licere/article/view/774. Acesso em: 30 jan. 2025.

KISHIMOTO, T. M. O jogo e a educação infantil. 2. ed. São Paulo: pioneira, 1998.

LUDKE, M.; ANDRÉ, M. E. D. A. Pesquisa em educação: abordagens qualitativas. São Paulo: E. P. U., 1986.

MARCONI, M. A.; LAKATOS, E. V. Fundamentos de metodologia científica. 6. ed. São Paulo: Editora Atlas, 2008.

MARQUES, A. P. F. S. Câncer e estresse: um estudo sobre crianças em tratamento quimioterápico. Psicol. hosp. São Paulo, v. 2, n. 2, dez. 2004. Disponível em: https://pepsic.bvsalud.org/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1677-74092004000200006 Acesso em: 30 jan. 2025.

MELO, M. S. T. O ensino do jogo na escola: uma abordagem metodológica para a prática pedagógica dos professores de educação física. Recife: EDUPE, 2003.

MINAYO, M. C. S. O desafio do conhecimento: pesquisa qualitativa em saúde. São Paulo: HUCITEC, 2004.

MODESTO, M. C.; RUBIO, J. A. S. A importância da ludicidade na construção do conhecimento. Revista Eletrônica Saberes da Educação, v. 5, n. 1, p. 1-16, 2014. Disponível em: https://docs.uninove.br/arte/fac/publicacoes_pdf/educacao/v5_n1_2014/Monica.pdf?_ga=2.244042565.198121785.1759516539-667031893.1759516539. Acesso em: 30 jan. 2025.

NOFFS, N. A.; CARNEIRO, M. A. B. A educação e a saúde: brinquedoteca hospitalar espaço de ressignificação para a criança internada. Revista Ibero-Americana de Estudos em Educação, v. 5, n. 3, p. 355-363, 2011. DOI: https://doi.org/10.21723/riaee.v5i3.3710. Disponível em: https://periodicos.fclar.unesp.br/iberoamericana/article/view/3710. Acesso em: 30 jan. 2025.

ORLANDI, E. P. Análise de discurso: princípios e procedimentos. 13. ed. Campinas, SP: Pontes, 2020.

PAULA, E. M. A. T.; FOLTRAN, E. P. Brinquedoteca hospitalar: direito das crianças e adolescentes hospitalizados. Revista Conexão UEPG, v. 3, n. 1, p. 20-23, 2007. Disponível em: https://revistas.uepg.br/index.php/conexao/article/view/3828. Acesso em: 30 jan. 2025.

PETRY, L. C. O Conceito Ontológico do Jogo. In: ALVES, L.; COUTINHO, I. J. (Orgs.). Jogos digitais e aprendizagem: fundamentos para uma prática baseada em evidências. Campinas, SP: Papirus, 2016. cap. 1, p. 17-43.

RIBEIRO, R. C.; BARALDI, M. C. S. Quando alguém na sua classe tem câncer. Curitiba, 1991.

SCAGLIA, A. J.; FABIANI, D. J. F.; GODOY, L. B. Dos jogos tradicionais às técnicas corporais: um estudo a partir das relações entre jogo e cultura lúdica. Corpoconsciência, p. 187-207, 2020. Disponível em: https://periodicoscientificos.ufmt.br/ojs/index.php/corpoconsciencia/article/view/10780. Acesso em: 30 jan. 2025.

SILVA, L. D.; SOARES, P.P.; PEREIRA, C.C.; PEREIRA, A.D.; FREITAS, H.M.B.; RANGEL, R.F.O brincar no enfrentamento do processo de hospitalização. Disciplinarum Scientia| Saúde, v. 19, n. 2, p. 291-300, 2018. DOI: https://doi.org/10.37777/2513. Disponível em: https://periodicos.ufn.edu.br/index.php/disciplinarumS/article/view/2513. Acesso em: 30 jan. 2025.

SOUZA, L. S.; FIGUEIRÊDO, M.N.L.; FÙ, HO SHIN; OLICEIRA, K. B. S.; BRASILEIRO. L.T.; NUNES, R.T.; SILVA, P.H.B.; MELO, M.S.T. O lúdico no processo de hospitalização das crianças com câncer. LICERE - Revista do Programa de Pós-graduação Interdisciplinar Em Estudos Do Lazer, v. 25, n. 1, p.171–199, 2022. DOI: https://doi.org/10.35699/2447-6218.2022.39075. Disponível em: https://periodicos.ufmg.br/index.php/licere/article/view/39075. Acesso em: 30 jan. 2025.

SOUZA, L. S. Atividades lúdicas para as crianças com câncer no ambiente hospitalar: experiências, desafios e aprendizagens. Olinda: Livro Rápido, 2023.

Acessar