Resumo

O objetivo deste trabalho foi analisar a influência do negócio educacional na formação profissional em Educação Física, que tem entre seus marcos legais a Resolução CNE/CES nº 06/18. O recorte temporal para sua análise foi o período entre 2015 e 2021, período marcado pelo início do debate sobre as novas Diretrizes Curriculares Nacionais (DCN) para a área e permeado pelo processo deimpeachment sofrido pelo então Presidente da República, trazendo para o primeiro plano do aparato político do Estado grupos ainda mais alinhados aos interesses empresariais e a intensificação do projeto neoliberal no país. Foram tomados como material de análise os Censos do Ensino Superior/INEP dos anos de 2015, 2016, 2017, 2018 e 2019; bem como o Sistema de Regulação do Ensino Superior (e-MEC), ferramentas que permitiram traçar um panorama da oferta de cursos de educação física em todo o Brasil. Como resultado, constatou-se que entre os interesses que mobilizam o empresariado educacional a se envolver diretamente nos projetos de formação em educação física, está a manutenção do ensino médio e a expansão do mercado de diplomas, ambos bem sucedidos. Conclui-se que as atuais DCN são uma expressão hegemônica do interesse privado direto dos legisladores pelas frações de classe que representam. Há apropriação direta dos aparatos políticos do Estado pelas representações do setor privado, fazendo valer os seus interesses como classe social.

Banco Mundial (2017). Um Ajuste Justo: Análise da eficiência e equidade dos gastos públicos no Brasil. Brasil - Revisão de Despesas Públicas. Volume I: Síntese V.1, Grupo Banco Mundial.

Carta Da Educação Physique Ao Conselho Nacional de Educação (2019). In: Movimento de Apoio. Faculdade Brasileira de Ciências ou Esportes. https://www.cbce.org.br/item/carta-da-educacao-fisica-ao-conselho-nacional-de-educacao

Carta Do Comitê Nacional Contra As Atuais Diretrizes Curriculares Nacionais (DCNs) Da Educação Physique (Resolução CNE/CES Nº 06/2018) - 2ª versão da revista atualizada (2021).

Curi, LRL (2019). Palestra proferida no III Colóquio de Graduação das Universidades Estaduais Paulistas, Rio Claro, SP, realizado em 25 de abril de 2019. YouTube. https://www.youtube.com/watch?feature=youtu.be&v=3-z8QnvOtT8&app=desktop

 

Acessar