A Transição Atleta/treinador e as Dificuldades no Processo de Ensino Aprendizagem do Basquetebol
Por Humberto Moreira Carvalho (Autor), Kauana Possamai (Autor), Ahlan Benezar Lima (Autor), Liane Caroline Perroni (Autor), Cauã Vedoveto Machado (Autor).
Em III Congresso Internacional de Pedagogia de Esporte - CONIPE
Resumo
Introdução: muitos dos treinadores que atuam em modalidades esportivas se inserem no meio a partir de sua experiência como atleta, além da formação na área de atuação. O curso de Educação Física na universidade federal de Santa Catarina proporciona projetos de extensão, os quais possibilitam a inserção de estudantes do curso e atuação junto aos treinadores, de modo a formarem seus perfis de treinador além de auxiliarem no projeto. Objetivo: relatar a experiência de um estudante de Educação Física em transição da atuação como atleta de basquetebol para então treinador de uma equipe no contexto universitário. Desenvolvimento: O grande desafio dos ex-atletas é se desvencilhar de seus antigos vícios de jogo para que possam ensinar a pratica do basquetebol da maneira mais correta possível. Um exemplo disso é o projeto do CFTB (Centro de Formação no Treino do Basquetebol) que reúne treinadores, professores e graduandos do curso de Educação Física da UFSC onde muitos desses graduandos já tem uma experiencia previa no esporte e atuam semanalmente em treinos de basquetebol, No ano de 2022 os treinos do projeto que ocorrem nos ginásios da UFSC foram retomados, uma turma com atletas de 12 a 19 anos foi formada e logo começaram as intervenções, de início observávamos que apenas o técnico principal e professor de basquetebol da UFSC detinha uma atuação ativa no processo de ensino do esporte, porem com ao decorrer dos treinos o estudante e ex-atleta que acompanhava o treinador começou aos poucos a intervir nos mais jovens e a ensinar corretamente o que já fazia a anos. Sugestões: É essencial que todos que buscam atuar como treinadores esportivos tenham em mente a necessidade imensa do estudo completo do jogo e que apenas a pratica não é suficiente, é necessário um estudo direcionado em como, quando e oque ensinar.