Editora Papirus. Brasil 2014. 512 páginas.

Sobre

Argumentar e propor Abordagens pedagógicas do esporte é missão que propicia a (re)significação do fenômeno esportivo, o qual deve ser ensinado e vivenciado pelos seres humanos na busca do prazer, do exercício da criatividade, da vivência harmoniosa propiciada pelo contato com a leveza, a elegância e a simplicidade/complexidade dos gestos esportivos. Ensinar o esporte é colaborar para a incorporação de valores como disciplina, respeito às regras do jogo e ao próximo, urbanidade, dependência mútua, convivência, significados estes que parecem estar ausentes da vida contemporânea.

É isso que o leitor poderá encontrar neste livro, além de um entendimento ampliado do fenômeno esportivo que não é apenas sinônimo de prática de modalidades tradicionais de jogos competitivos. Boa leitura e aprendizado a todos!

Wagner Wey Moreira

PREFÁCIO
Myrian Nunomura

APRESENTAÇÃO
Vilma Nista-Piccolo e Eliana de Toledo

PARTE I: MODALIDADES ESPORTIVAS NÃO CONVENCIONAIS
UM OLHAR PEDAGÓGICO PARA UMA CULTURA ESPORTIVA DIFERENCIADA

1. PRÁTICAS CORPORAIS DE AVENTURA: ALGUMAS POSSIBILIDADES PEDAGÓGICAS
Laercio Franco

2. A GINÁSTICA ACROBÁTICA: UMA ANÁLISE DA PRÁTICA PEDAGÓGICA
Fernanda Vieira Merida

3. ROPE SKIPPING: DO "PULAR CORDA" À MODALIDADE ESPORTIVA NUMA PROPOSTA PEDAGÓGICA
Luís Otávio Mendes e Elaine Prodócimo

4. A GINÁSTICA ARTÍSITICA COMO PROPOSTA EDUCACIONAL
Vilma Nista-Piccolo e Laurita Marconi Schiavon

5. ENSINANDO A GINÁSTICA DE TRAMPOLIM
Fernanda Vieira Merida e Eliana de Toledo

6. RODA GINÁSTICA: UMA MODALIDADE A SER "DESCOBERTA" NO BRASIL
Rafaela Guerra Segalla Alves Rodrigues

7. ASPECTOS PEDAGÓGICOS DO ENSINO DA GINÁSTICA RÍTMICA E OS PRINCÍPIOS DA PEDAGOGIA DA AUTONOMIA
Eliana de Toledo

8. ASPECTOS PEDAGÓGICOS DAS LUTAS COMO LINGUAGEM CORPORAL
Luiz Fernando Costa de Lourdes

9. NADO SINCRONIZADO: APRENDIZAGEM E DESENVOLVIMENTO
Kátia Ponciano

PARTE II: MODALIDADES ESPORTIVAS CONVENCIONAIS
EM BUSCA DE UM DIFERENCIAL PARA O ENSINO DOS ESPORTES TRADICIONAIS

1. PEDAGOGIA DO FUTEBOL: CONSTRUINDO UM CURRÍCULO DE FORMAÇÃO PARA INICIAÇÃO AO FUTEBOL
Alcides José Scaglia

2. ENSINANDO HANDEBOL E CONSTRUINDO O CONHECIMENTO PARA A VIDA: RELATOS DE UMA EXPERIÊNCIA
Raquel Stoilov Pereira

3. MERGULHANDO NA APRENDIZAGEM DA NATAÇÃO
Aline Dessupoio Chaves

4. O ENSINO DO ATLETISMO
André Luís Ruggiero Barroso

5. ESTRATÉGIAS DE ENSINO QUE FAVORECEM O APRENDIZADO SIGNIFICATIVO DO BASQUETEBOL
Sheila A.P.S. Silva e Leopércio Guimarães

6. FUTSAL: UMA REFLEXÃO PEDAGÓGICA
Nicolino Bello Jr.

7. É JOGANDO QUE SE APRENDE: O CASO DO VOLEIBOL
Adriano José de Souza

8. PROPOSTAS PEDAGÓGICAS PARA O ENSINO DO TÊNIS DE CAMPO
Sérgio Stucchi

Sumário

Acessar