Sobre
Argumentar e propor Abordagens pedagógicas do esporte é missão que propicia a (re)significação do fenômeno esportivo, o qual deve ser ensinado e vivenciado pelos seres humanos na busca do prazer, do exercício da criatividade, da vivência harmoniosa propiciada pelo contato com a leveza, a elegância e a simplicidade/complexidade dos gestos esportivos. Ensinar o esporte é colaborar para a incorporação de valores como disciplina, respeito às regras do jogo e ao próximo, urbanidade, dependência mútua, convivência, significados estes que parecem estar ausentes da vida contemporânea.
É isso que o leitor poderá encontrar neste livro, além de um entendimento ampliado do fenômeno esportivo que não é apenas sinônimo de prática de modalidades tradicionais de jogos competitivos. Boa leitura e aprendizado a todos!
Wagner Wey Moreira
PREFÁCIO
Myrian Nunomura
APRESENTAÇÃO
Vilma Nista-Piccolo e Eliana de Toledo
PARTE I: MODALIDADES ESPORTIVAS NÃO CONVENCIONAIS
UM OLHAR PEDAGÓGICO PARA UMA CULTURA ESPORTIVA DIFERENCIADA
1. PRÁTICAS CORPORAIS DE AVENTURA: ALGUMAS POSSIBILIDADES PEDAGÓGICAS
Laercio Franco
2. A GINÁSTICA ACROBÁTICA: UMA ANÁLISE DA PRÁTICA PEDAGÓGICA
Fernanda Vieira Merida
3. ROPE SKIPPING: DO "PULAR CORDA" À MODALIDADE ESPORTIVA NUMA PROPOSTA PEDAGÓGICA
Luís Otávio Mendes e Elaine Prodócimo
4. A GINÁSTICA ARTÍSITICA COMO PROPOSTA EDUCACIONAL
Vilma Nista-Piccolo e Laurita Marconi Schiavon
5. ENSINANDO A GINÁSTICA DE TRAMPOLIM
Fernanda Vieira Merida e Eliana de Toledo
6. RODA GINÁSTICA: UMA MODALIDADE A SER "DESCOBERTA" NO BRASIL
Rafaela Guerra Segalla Alves Rodrigues
7. ASPECTOS PEDAGÓGICOS DO ENSINO DA GINÁSTICA RÍTMICA E OS PRINCÍPIOS DA PEDAGOGIA DA AUTONOMIA
Eliana de Toledo
8. ASPECTOS PEDAGÓGICOS DAS LUTAS COMO LINGUAGEM CORPORAL
Luiz Fernando Costa de Lourdes
9. NADO SINCRONIZADO: APRENDIZAGEM E DESENVOLVIMENTO
Kátia Ponciano
PARTE II: MODALIDADES ESPORTIVAS CONVENCIONAIS
EM BUSCA DE UM DIFERENCIAL PARA O ENSINO DOS ESPORTES TRADICIONAIS
1. PEDAGOGIA DO FUTEBOL: CONSTRUINDO UM CURRÍCULO DE FORMAÇÃO PARA INICIAÇÃO AO FUTEBOL
Alcides José Scaglia
2. ENSINANDO HANDEBOL E CONSTRUINDO O CONHECIMENTO PARA A VIDA: RELATOS DE UMA EXPERIÊNCIA
Raquel Stoilov Pereira
3. MERGULHANDO NA APRENDIZAGEM DA NATAÇÃO
Aline Dessupoio Chaves
4. O ENSINO DO ATLETISMO
André Luís Ruggiero Barroso
5. ESTRATÉGIAS DE ENSINO QUE FAVORECEM O APRENDIZADO SIGNIFICATIVO DO BASQUETEBOL
Sheila A.P.S. Silva e Leopércio Guimarães
6. FUTSAL: UMA REFLEXÃO PEDAGÓGICA
Nicolino Bello Jr.
7. É JOGANDO QUE SE APRENDE: O CASO DO VOLEIBOL
Adriano José de Souza
8. PROPOSTAS PEDAGÓGICAS PARA O ENSINO DO TÊNIS DE CAMPO
Sérgio Stucchi
Sumário
-
Práticas Corporais de Aventura: Algumas Possibilidades Pedagógicas

Por Laercio Claro Pereira Franco
Página
19 -
Rope Skipping: do Pular Corda à Modalidade Esportiva Numa Proposta Pedagógica
Por Luís Otávio Mendes Elaine Prodócimo
Página
77 -
Página
273 -
Página
319 -
O Ensino do Atletismo
Por André Luís Ruggiero Barroso
Página
377 -
Estratégias de Ensino Que Favorecem o Aprendizado Significativo do Basquetebol
Por Leopércio Guimarães Sheila Aparecida Pereira dos Santos Silva
Página
411 -
Página
447