Resumo

Este estudo aborda o processo de transformação de algumas práticas científicas e pedagógicas vivenciado pela Educação Física brasileira, entre as décadas de 1960 e 1980, por meio da análise de projetos destinados à formação e qualificação de seus professores, propostos a partir do “Convênio de Assistência Técnica Brasil/Alemanha”. A efetivação de tal convênio promoveu, no Brasil, a circulação de vários docentes e especialistas, dispositivos didáticos e práticas pedagógicas e científicas vindas do país europeu. Como resultado dessa cooperação foi produzido um relatório, sistematizado pela professora da Deutsche Sporthochschule Köln e coordenadora do convênio, Liselott Diem, denominado “Sportförderung in Brasilien: Bericht über die Förderung des Sports in der Föderativen Republik Brasilien durch die Bundesrepublik Deutschland 1963 bis 1982”. O documento, que versa sobre a realização dos diversos projetos desenvolvidos pelo convênio, foi tomado, neste estudo, como fonte-chave no processo de investigação. Assim, a partir das proposições destinadas à formação e qualificação dos docentes da área, descritas no referido documento, três projetos foram eleitos para uma análise mais detida. O primeiro relaciona-se à realização de cursos de aperfeiçoamento e especialização em diversas instituições brasileiras. O segundo trata da constituição dos primeiros mestrados em Educação Física, que se estabeleceram na Universidade de São Paulo e nas Universidades Federais de Santa Maria, Rio de Janeiro e Minas Gerais. O terceiro diz respeito à produção e circulação de dispositivos didáticos, em especial a “Coleção Educação Física”, produzida pela editora “Ao Livro Técnico”. Além do Relatório, localizado no Centro de Memória da Educação Física, do Esporte e do Lazer (Cemef/UFMG), outras fontes foram acessadas nesse mesmo acervo, assim como no Arquivo Geral da Universidade de São Paulo, no Centro de Memória Inezil Penna Marinho, da Universidade Federal do Rio de Janeiro, e no Centro de Educação Física e Desportos da Universidade Federal de Santa Maria. A imprensa periódica da época também foi consultada. A mobilização desse conjunto documental permitiu compreender, a partir dos modos de fazer e de pensar, dos sujeitos e das instituições envolvidas, as contribuições da presença alemã para um movimento de transformação experienciado pela Educação Física brasileira. Por conseguinte, nota-se um deslocamento nos discursos e nas práticas científicas e pedagógicas da área, bem como nas estratégias para a qualificação de seus docentes, que passam a apostar na ciência e no esporte como signos centrais. A necessidade de estabelecer uma dependência entre aprimoramento didático, que se relacionava às técnicas de ensino e aprendizagem da prática esportiva, e ao aperfeiçoamento conceitual e científico, foi colocada em evidência pelos especialistas do país europeu. Esse movimento exigiu que distintos suportes e estratégias de produção, divulgação e circulação de conhecimentos atinentes à área fossem mobilizados e elaborados, tonando-se ferramentas didáticas frequentemente utilizadas pelos professores do país europeu. Essa dinâmica, que articulou interesses e demandas das políticas do regime militar, de sujeitos e instituições da área, dos especialistas alemães e mesmo do mercado editorial, compuseram um quadro comum que visava, sobretudo, a aposta na qualificação docente para a cientificização e modernização da Educação Física brasileira.

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