Adaptação e Propriedades Psicométricas da Escala da Paixão Para Docentes
Por Maria Eloiza Fiorese Prates (Autor), Lenamar Fiorese (Autor), Fiorese Vieira (Autor), Ieda Parra Barbosa-Rinaldi (Autor).
Resumo
Este artigo realiza o processo de adaptação e análise das propriedades psicométricas da versão portuguesa do instrumento Scale of Passion de Vallerand et al.1, para docentes do contexto paranaense, obtida a partir do método de tradução cross-cultural, com base na Teoria do Modelo Dualista da Paixão. Dividindo-se em três fases: (1) adaptação transcultural e validade de conteúdo (N = 27); (2) confiabilidade e validade de
constructo (N = 441); (3) fidedignidade (N = 87) aplicada a docentes de ensino médio e superior de diferentes áreas que lecionam nas regiões norte central e centro ocidental do estado do Paraná. Concluímos que a sua versão com 14 itens mostrou ser uma medida com qualidades psicométricas, indicando ser aplicável aos docentes do contexto paranaense, como um instrumento de avaliação da paixão pela atividade docente.