Análise da Concepção de Desenvolvimento Humano na Abordagem Pedagógica Saúde Renovada
Por ângela Celeste Barreto de Azevedo (Autor), Leon Ramyssés Vieira Dias (Autor), André Malina (Autor), Jennifer Aline Zanela (Autor).
Em Lecturas: Educación Física y Deportes v. 26, n 285, 2022.
Resumo
A presente pesquisa foi realizada a partir da análise da concepção de desenvolvimento humano contida na abordagem pedagógica Saúde Renovada a partir da referência da Psicologia Histórico-Cultural, principalmente a produção de Vygotski. Objetivando verificar as forças motrizes do desenvolvimento em tal abordagem pedagógica,metodologicamente, destacamos textos atribuídos à abordagem pedagógica da Saúde Renovada e analisamos a expressão explícita e implícita em relação ao desenvolvimento humano, identificando as possíveis incursões e apropriações no campo da Psicologia. Como resultado, observou-se que as sistematizações em meados da década de 1980 na Educação Física escolar serviram, em certa medida, para superar a concepção técnico-biológico e esportivista. A concepção de desenvolvimento humano no qual se ancora a abordagem pedagógica Saúde Renovada, entretanto, reproduz a primazia dos aspectos biológicos e hereditários, na qual se estabelece uma compreensão do indivíduo a partir da maturação orgânica e na individualização e naturalização das relações coletivas que redundam na manutenção da ordem social vigente.