Resumo

A presente pesquisa foi realizada a partir da análise da concepção de desenvolvimento humano contida na abordagem pedagógica Saúde Renovada a partir da referência da Psicologia Histórico-Cultural, principalmente a produção de Vygotski. Objetivando verificar as forças motrizes do desenvolvimento em tal abordagem pedagógica,metodologicamente, destacamos textos atribuídos à abordagem pedagógica da Saúde Renovada e analisamos a expressão explícita e implícita em relação ao desenvolvimento humano, identificando as possíveis incursões e apropriações no campo da Psicologia. Como resultado, observou-se que as sistematizações em meados da década de 1980 na Educação Física escolar serviram, em certa medida, para superar a concepção técnico-biológico e esportivista. A concepção de desenvolvimento humano no qual se ancora a abordagem pedagógica Saúde Renovada, entretanto, reproduz a primazia dos aspectos biológicos e hereditários, na qual se estabelece uma compreensão do indivíduo a partir da maturação orgânica e na individualização e naturalização das relações coletivas que redundam na manutenção da ordem social vigente.

Acessar