Resumo

A formação do profissional do esporte no Brasil segue um modelo embasado na formação acadêmica, a partir da conclusão do curso de graduação em Educação Física e/ou Esporte. Embora seja uma formação com carga horária maior, em comparação aos modelos adotados no cenário internacional, observa-se que somente essa formação inicial não prepara o indivíduo adequadamente para sua atuação profissional. Nesse sentido, cabe ao indivíduo buscar ações específicas para seu desenvolvimento profissional especializado. Deste modo, o objetivo desta pesquisa foi analisar as iniciativas realizadas pela Confederação Brasileira de Handebol para o aprimoramento profissional, e compará-las aos modelos internacionais desenvolvidos na Alemanha e Espanha, bem como ao Programa Nacional Canadense, pioneiro na área, e o Conselho Internacional para a Excelência em Coaching. Para tanto, foram analisados 11 documentos oficiais disponibilizados pela instituição. Os resultados mostraram que a Confederação Brasileira de Handebol buscou, em suas ações, uma aproximação com as Universidades a partir da organização de um evento intitulado "Encontro Nacional de Professores de Handebol das Instituições de Ensino Superior Brasileiras" que, além de possibilitar interações sociais entre os professores universitários, gerou também algumas propostas relevantes para o desenvolvimento do handebol, tais como: a criação de uma Escola Nacional de Árbitros e Treinadores, um curso de especialização, a edição de um livro e a criação de uma revista científica. Entretanto, muitas sugestões ainda se encontram na fase de planejamento e não foram implantadas. Por fim, foram sugeridos alguns ajustes à proposta de aprimoramento profissional dos treinadores, a partir da análise dos modelos internacionais de formação e aprimoramento profissional 

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