Apropriação da Teoria das Representações Sociais Pelo Campo Acadêmico/científico da Educação Física no Brasil: o Estado do Conhecimento (2004-2016)
Por Alfredo Cesar Antunes (Autor), Constantino Ribeiro de Oliveira Junior (Autor), érica Fernanda de Paula (Autor), Diego Petyk de Sousa (Autor).
Em Pensar a Prática v. 21, n 4, 2018. Da página 786 a 809
Resumo
O objetivo deste estudo foi identificar a apropriação da Teoria das Representações Sociais pelo campo acadêmico/científico da educação física brasileira entre os anos de 2004 a 2016. Utilizou-se dos procedimentos da análise de conteúdo. Buscou-se artigos em periódicos com classificação do Qualis de educação física, disponível no Webqualis do último quadriênio, entre os estratos A2 a B2, o corpus de análise delimitou-se a 11 artigos. As categorias de análise foram: vínculo institucional; formação profissional; estrutura metodológica; construção do objeto de pesquisa em Representações Sociais. Constatou-se predominância de: produção no Sudeste; autores oriundos da educação física; opção por abordagens qualitativas; e utilização das obras de Moscovici como referencial teórico.