Resumo

Introdução: A iniciação esportiva (IE) pode ocorrer no âmbito formal e não formal de ensino. Nessa fase, cabe ao/à professor/a promover intervenções positivas e criativas com seus/suas alunos/as, a fim de desenvolver habilidades motoras e sociais. Para tanto, é essencial considerar as abordagens pedagógicas que são utilizadas, a fim de desenvolver o esporte em sua potencialidade de inclusão (NAHAS, 2006; PAES, BALBINO, 2009). Objetivo: Este resumo objetiva evidenciar duas experiências do ensino da Ginástica Rítmica (GR) quanto às abordagens e estratégias pedagógicas em diferentes contextos e inter-relações na IE. Desenvolvimento: A primeira experiência desenvolveu-se para crianças com deficiências múltiplas na Associação Pestalozzi de Jaguaré/ES. Foram utilizadas abordagens de acordo com o perfil dos/as alunos/as, destacando jogos e brincadeiras lúdicas, que proporcionaram o trabalho coletivo e individual, propondo situações desafiadoras e com resoluções de problemas, permitindo a autonomia de a criança criar suas próprias possibilidades (TOLEDO, 2020) de forma exploratória. Em uma segunda experiência, realizada em uma escola privada, com crianças do primeiro ano do Ensino Fundamental, utilizou-se o Método dos Três Momentos (VELARDI, 1997), que baseia-se na exploração dos movimentos e manejos de aparelhos por parte das crianças, que, ao observarem colegas se movimentando, podem ampliar sua perspectiva criativa. Tais passos acontecem a partir de explorações individuais, resolução de problemas por meio de dicas e de direcionamento técnico por parte do/a professor/a. Ainda, realizou-se o exercício das apresentações das sequências coreográficas criadas por alunos/as, para desenvolvimento de autoconfiança, permitindo que a criança se expusesse em um ambiente positivo e próximo à característica do esporte. Sugestões: As abordagens pedagógicas da GR na IE podem superar métodos diretivos e impositivos, pois acreditamos não só em uma pedagogia emancipatória do esporte, mas também em perspectivas sociais e de troca de experiências que potencializem o alcance autônomo das crianças, independentemente de seu perfil e de seus objetivos esportivos.

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