As Aprendizagens da Ginástica no Ensino Fundamental: a Organização dos Dados da Realidade
Por Ana Rita Lorenzini (Autor), Celi Nelza Zulke Taffarel (Autor), Lívia Tenorio Brasileiro (Autor), Marcelo Soares Tavares de Melo (Autor), Marcílio Souza Júnior (Autor), Rodrigo Oliveira Falcâo (Autor).
Em Movimento v. 21, n 4, 2015. Da página 877 a 888
Resumo
O objetivo consistiu em analisar as aprendizagens da ginástica que entrelaçam o conteúdo e o signo em aulas de Educação Física na perspectiva crítico-superadora, no primeiro ciclo do ensino fundamental. Alinhada à abordagem teórica marxista, a pesquisa utilizou o método da ascensão do abstrato ao concreto, do geral ao singular, analisando 28 aulas documentadas num diário de campo. Concluiu-se que o processo de identificação dos dados da realidade materializou as aprendizagens elevando os níveis do pensamento teórico nos aprendizes que formaram representações sobre a ginástica, sendo esta um conteúdo e signo da Educação Física.