Resumo

Introduzindo o tema, os festivais de Ginástica se desenvolvem no Brasil desde o final do século XIX, mas praticamente um século mais tarde temos os festivais de específicos de Ginástica Geral (GG), desde 2007 denominados de Ginástica para Todos (GPT) (PATRICIO, 2016; QUITZAU, 2015; TOLEDO, 2014). Dado estas mudanças, o objetivo desta pesquisa foi identificar algumas contribuições dos regulamentos de festivais de Ginástica Geral para a compreensão de suas características e abordagens pedagógicas. A pesquisa possui metodologicamente uma abordagem histórica, do tipo documental (GIL, 2009), com recorte temporal de 1980 a 2005, e localizada geograficamente nos estados de São Paulo, Minas Gerais e Rio de Janeiro. O critério de inclusão dos documentos foi estabelecido a partir da gestão destes festivais ter sido realizada por protagonistas desta prática no país (TOLEDO, 2018; 2021), residentes nestes estados, constituindo uma amostra de quatro regulamentos. Na impossibilidade de trazer a este resumo dados sobre estes eventos (nomes, instituições promotoras, cidades, edições, parceiros, objetivos etc), cabe trazer que tiveram o protagonismo de introduzir uma nova prática gímnica (GG) no cenário nacional dos festivais ginásticos, o que se configura como um interessante caminho. Os resultados evidenciaram que as formas de introdução foram distintas, trazendo conceitos, concepções e características da GG. Nada foi abordado acerca de aspectos metodológicos ou didáticos, dado que os regulamentos não tinham estes objetivos. Os regulamentos dos festivais analisados se constituíram como meios formativos acerca de uma “nova” prática gímnica no país, colaborando na capacitação de professores/as e treinadores/as que ensinavam outras práticas gímnicas (como a artística e a rítmica). Concluiu-se de forma geral que estes documentos podem possuir um caráter formativo, para além de normativo, e que deveriam ser cada vez mais objeto de pesquisas interdisciplinares entre a Pedagogia do Esporte e a História do Esporte/Ginástica, por trazerem dados e reflexões acerca da constituição e desenvolvimento de práticas gímnicas e esportivas através do tempo, em diferentes contextos geográficos e sociais.

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