Editora UFRGS - CREF2. Brasil None. 2005 páginas.

Sobre

O esporte e as demais práticas de atividades físicas de saúde e lazer no Rio Grande do Sul registram suas primeiras manifestações a partir de meados do século XIX. Este cenário foi influenciado pela presença marcante dos imigrantes europeus, principalmente alemães e italianos, que foram pioneiros no associativismo esportivo. Desde então, vários esportes passaram a ser praticados, inicialmente nas associações, expandindo-se para as praças e parques públicos. Além dos esportes, as atividades físicas visando à saúde e o lazer, também eram praticados nestes espaços sociais.

A cultura corporal é essencial para a compreensão dos processos sócio-culturais desenvolvidos na sociedade moderna. Para configurar esta dimensão sócio-cultural, além do espaço físico-territorial e de seus usos coletivos, faz-se necessário registrar as expressividades físico-corporais, os elementos comportamentais, os recursos lingüístico-discursivos e as referências simbólicas e culturais como condições identitárias. A identidade cultural é uma construção social em constante transformação, que se afirma nas diferentes práticas culturais.

O esporte, a educação física e as atividades físicas de saúde e lazer são práticas culturais que expressam as identidades dos grupos sociais. Nesta perspectiva, constituíram-se enquanto um fenômeno cultural que ultrapassou suas próprias fronteiras e associou-se a outros movimentos histórico-culturais. Para compreender este fenômeno em toda sua complexidade, considera-se fundamental recuperar fragmentos da memória desta cultura corporal no Rio Grande do Sul.

O objetivo geral do Atlas do Esporte no Rio Grande do Sul foi realizar um estudo sobre a dinâmica de desenvolvimento do esporte, educação física e atividades físicas de saúde e lazer na perspectiva de suas categorias centrais de importância regional. Para tanto, foram mapeados através de inventário, os fatos que constituíram esta memória da cultura regional até o presente momento. Além disso, foi produzido um banco de dados, que será constantemente atualizado e disponibilizado por meios eletrônicos para a comunidade interessada.

O Atlas do Esporte no Rio Grande do Sul buscou aprofundar em nível estadual o trabalho já realizado em nível nacional pelo Atlas do Esporte, Educação Física e Atividades Físicas de Saúde e Lazer no Brasil, organizado e editado pelo Professor Dr. Lamartine Pereira DaCosta no início de 2005. Tendo em vista que são projetos articulados, o Atlas regional segue a concepção e a metodologia do Atlas nacional. Para a elaboração da pesquisa foram utilizadas diversas fontes de consulta como jornais, revistas, almanaques, livros comemorativos dos clubes e depoimentos orais de atletas e dirigentes esportivos.

A realização de uma obra dessa natureza depende do apoio de várias pessoas e instituições. Esta pesquisa contou com cerca de 60 autores que atuaram de forma voluntária durante um ano. Sua realização ocorreu com a participação de diversos segmentos da sociedade gaúcha: professores e estudantes de Educação Física, historiadores, dirigentes esportivos, treinadores, atletas, instituições profissionais, órgãos governamentais, federações e clubes esportivos.
 
Destaca-se a iniciativa institucional do Conselho Regional de Educação Física do Rio Grande do Sul – CREF2/RS -, e da Escola de Educação Física da Universidade Federal do Rio Grande do Sul – ESEF/UFRGS -, cujas ações foram imprescindíveis para a realização desta obra.

Do ponto de vista da organização e qualidade acadêmica, a participação do Prof. Dr. Lamartine DaCosta foi de fundamental importância. A disposição e paciência em colaborar em todos os momentos demonstram seu comprometimento pessoal e profissional com o desenvolvimento do esporte e da Educação Física no país. Registra-se, também, o agradecimento à equipe de trabalho do Atlas do Esporte no Brasil que forneceu apoio técnico para a realização da publicação.
Destaca-se também as demais instituições apoiadoras do trabalho: Fundação de Esporte e Lazer do Rio Grande do Sul – FUNDERGS -; do Conselho Federal de Educação Física – CONFEF -, Centro Esportivo Virtual – CEV -; Secretaria da Educação do Estado do Rio Grande do Sul; Associação dos Profissionais de Educação Física do Rio Grande do Sul – APEF/RS - e ao CENESP da ESEF/UFRGS. 

Espera-se que o Atlas do Esporte no Rio Grande do Sul, mais do que um meio de preservação da memória, seja utilizado como material didático nas atividades educacionais dos professores e constitua-se como fonte de consulta para profissionais e acadêmicos de diferentes áreas e para a comunidade em geral.

Janice Zarpellon Mazo 
Alberto Reinaldo Reppold Filho 
Organizadores

Sumário