Sobre
PREFÁCIO
Prezado(a) Profissional, Estamos na segunda edição do livro de Boas Práticas na Educação Física Catarinense. Aqui estão diferentes experiências profissionais que podem servir de incentivo para que, guardada as devidas singularidades, sejam implementadas em diferentes regiões do Estado. Esta publicação faz parte de uma série de ações que o Conselho Regional de Educação Física vem realizando na busca de ressignificar junto à categoria e à sociedade catarinense a importância do trabalho dos profissionais de Educação Física nos diferentes âmbitos de intervenção profissional. As experiências apresentadas são vivências na atenção à saúde, na Educação Física Escolar, na gestão e também no campo esportivo. Creditamos a qualidade dos artigos à capacidade de nossos profissionais desenvolverem em seus locais de trabalho ações exitosas que contribuem com a produção científica e desenvolvimento da sociedade catarinense. Assim como entre tantas outras ações do Conselho Regional de Educação Física - CREF3/SC, cabe registrar o agradecimento aos conselheiros(as) que contribuíram com a avaliação dos trabalhos apresentados, bem como aos demais que também não medem esforços para o engrandecimento do CREF3/SC. Muito obrigado. Tenham uma ótima leitura. Um grande abraço a todos, contem sempre conosco.
Sumário
-
Estilo de vida e transtorno mental comum no município de Forquilhinha-SC
Por Mônica Martins Binatti Bárbara Regina Alvarez Joni Márcio de Farias
Página
11 -
Atuação do profissional de educação física em hospital de referência em oncologia e viabilidade do exercício em pacientes com câncer hematológico
Por Alan Moraes Magnus Benetti
Página
24 -
Saúde mental e atividades de aventura: Alternativas de tratamento
Por Jaqueline Marcos dos Santos Rodrigo Fischer Silveira de Souza
Página
38 -
A análise do índice de massa corporal, nível de atividade física e sedentarismo de alunos da escola de ensino médio deputado Nagib Zattar
Por Marcos Alexandre Martins Ribeiro Camila Mariane Derreti Diogo Berndt Deborah Bianca Patrícia Esther Fendrich Magri
Página
51 -
Relato das práticas de gestão estratégicas de uma entidade de prática desportiva (EPD) para captação de investimentos para o esporte educacional
Por Luis Henrique Torquato Vanucci Ary José Rocco Junior
Página
58 -
Festival de ginástica: Um projeto de extensão universitária
Por Sabrina Fernandes de Azevedo Rubian Diego Andrade Thiago Luis da Silva Castro Vanessa Herber
Página
72 -
Caderneta da saúde uma visão dos escolares e das gerentes das unidades de saúde
Por Gustavo de Oliveira Vanise dos Santos Ferreira Viero Joni Marcio de Farias
Página
78 -
Núcleos de Apoio à Saúde da Família: experiência dos profissionais de Educação Física no município de São José-SC Prefeitura Municipal de São José
Por Paulo Sérgio Cardoso da Silva Diogo Cardoso da Silva George Vieira Rafaela Grubel Werlang Cardoso Fernanda Cacciatori
Página
93 -
Ginástica para a comunidade: Uma visão pedagógica
Por Rafaella Zulianello dos Santos Amanda Soares Moacir Pereira Jr
Página
107 -
Proposta didático-pedagógica voltada ao ensino-aprendizagem de primeiros socorros nas aulas de educação física
Por Sandra Fachineto Janaína Patrícia Segsttäter
Página
116 -
Projeto de Atletismo Universitário: o Lazer, a Saúde e o Rendimento
Por Marcos Paulo Huber Ana Cristina da Silva Mendes Huber Diogo Gabriel Novasco Rosane Cardoso Machado
Página
128 -
Ações esportivas do Blumenau voleibol clube (Bluvolei) no ano 2015
Por Ruy Fernando Marques Dornelles Coautores: Bruna Campos Luciana da Silva Sobolwsky Luciane Coutinho de Azevedo Campanella Maria Eduarda Jacques Moreira da Costa Carlos Roberto de Oliveira Nunes
Página
137 -
Projeto social pequeno campeão
Por Lucas Pretto da Silva Graziela Sperling Mendes da Silva Jorge Luiz Guglielmi Junior
Página
149 -
Prática como componente curricular do curso de educação física da unifebe: Atividades pedagógicas integrando esporte, saúde, cultura e lazer
Por João Derli de Souza Santos André Luiz de Oliveira Braz Camila da Cunha Nunes Marco Aurelio da Cruz Souza Adonis Marcos Lisboa
Página
160 -
Educação física na educação infantil: O professor como principal agente motivador
Por Tatiana Heiderscheidt Ostroske
Página
172 -
Prática da natação: Mudanças de comportamento e melhora no desempenho escolar na percepção dos pais
Por Andressa Lopes Pereira
Página
185