Resumo

Esta dissertação que analisa a capoeira, o trabalho e a educação, tratou de investigar através de pesquisa documental e entrevistas, utilizando o método dialético e a análise do discurso, informação referente às mediações entre a educação e o mundo do trabalho, suas conseqüências para a Educação Física e, por conseguinte para a capoeira, a partir da reestruturação produtiva societal atual. Teve como objetivo detectar as conseqüências sociais detrimentais para a cultura capoeirana resultantes da regulamentação da profissão de Educação Física, principalmente no que diz respeito à formação educacional do trabalhador da capoeira e suas influências. A pesquisa indicou o avanço neocolonizador do Conselho Federal de Educação Física (CONFEF) e do Conselho Regional de Educação Física (CREF), frente à cultura capoeirana e as implicações desastrosas para essa manifestação tanto no que diz respeito à formação quanto à sua práxis. Evidenciou também os argumentos do conselho, o objetivo da profissionalização, as táticas de ampliação dos quadros de filiados do sistema CONFEF/CREF e de inserção na comunidade. Em contrapartida destacou as estratégias de enfrentamento e os movimentos de resistência, juntamente com as ações contra as ingerências do conselho na comunidade capoeirana. Tratou de levantar questionamentos sobre a pior conseqüência social dessa regulamentação para essa cultura que é a regulamentação do profissional de capoeira. Ficaram constatadas as armadilhas da profissionalização na sociedade capitalista, principalmente nessa lógica de regulamentação do trabalhador. Foram indicadas alternativas de organização, demonstrando que existem outras possibilidades e que essa problemática ainda precisa ser muito discutida com toda a comunidade.
 

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