Ciência do Exercício em Livros Didáticos de Biologia do Ensino Médio
Por Ricardo Borges Viana (Autor), Susigreicy Pires de Morais (Autor), Rodrigo Luiz Vancini (Autor), Marília Santos Andrade (Autor).
Em Revista Brasileira de Medicina do Esporte v. 28, n 4, 2022.
Resumo
O conteúdo dos livros didáticos de ensino médio relacionados à atividade física e ao exercício é de suma importância, uma vez que a atividade física regular e o exercício são considerados como uma importante ferramenta na manutenção e melhoria da saúde. Nosso objetivo foi analisar a presença e a qualidade de conteúdo científico do exercício em livros didáticos de biologia no ensino médio aprovados pelo Plano Nacional de Livros Didáticos. Foi criado um documento orientador para permitir a análise dos livros didáticos. Os tópicos investigados foram: I) a extensão do conteúdo relacionado à ciência do exercício; II) equívocos sobre a ciência do exercício; e III) benefícios à saúde atribuídos ao exercício físico. Também foram analisadas as qualificações acadêmicas dos autores dos livros didáticos. Todos os livros didáticos analisados (n=9) apresentaram algum grau de conteúdo científico de exercício. Além disso, um total de ~67% dos livros didáticos analisados apresentaram pelo menos um equívoco em relação à ciência do exercício, sendo o mais comum relacionado à bioquímica e fisiologia muscular. Além disso, 93,8% dos autores tinham graduação em ciências biológicas; 43,8% tinham doutorado. Em conclusão, todos os livros didáticos de biologia do ensino médio apresentaram conteúdos sobre ciência do exercício; no entanto, a maioria deles apresentou pelo menos um equívoco em relação à ciência do exercício. Assim, sugerimos que o Plano Nacional de Livros Didáticos melhore os critérios de análise dos livros didáticos de biologia. Nível de Evidência III; Análises econômicas e de decisão - Desenvolvimento de um modelo econômico ou de decisão.