Resumo

O conteúdo dos livros didáticos de ensino médio relacionados à atividade física e ao exercício é de suma importância, uma vez que a atividade física regular e o exercício são considerados como uma importante ferramenta na manutenção e melhoria da saúde. Nosso objetivo foi analisar a presença e a qualidade de conteúdo científico do exercício em livros didáticos de biologia no ensino médio aprovados pelo Plano Nacional de Livros Didáticos. Foi criado um documento orientador para permitir a análise dos livros didáticos. Os tópicos investigados foram: I) a extensão do conteúdo relacionado à ciência do exercício; II) equívocos sobre a ciência do exercício; e III) benefícios à saúde atribuídos ao exercício físico. Também foram analisadas as qualificações acadêmicas dos autores dos livros didáticos. Todos os livros didáticos analisados (n=9) apresentaram algum grau de conteúdo científico de exercício. Além disso, um total de ~67% dos livros didáticos analisados apresentaram pelo menos um equívoco em relação à ciência do exercício, sendo o mais comum relacionado à bioquímica e fisiologia muscular. Além disso, 93,8% dos autores tinham graduação em ciências biológicas; 43,8% tinham doutorado. Em conclusão, todos os livros didáticos de biologia do ensino médio apresentaram conteúdos sobre ciência do exercício; no entanto, a maioria deles apresentou pelo menos um equívoco em relação à ciência do exercício. Assim, sugerimos que o Plano Nacional de Livros Didáticos melhore os critérios de análise dos livros didáticos de biologia. Nível de Evidência III; Análises econômicas e de decisão - Desenvolvimento de um modelo econômico ou de decisão.

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