Resumo

Em dezessete de março de mil novecentos e oitenta e um, às dez horas e trinta minutos, na sala da Congregação da então Escola de Educação Física da Universidade de São Paulo (EEFUSP), sob a Presidência do Professor Doutor Antônio Boaventura da Silva, a época Chefe do Departamento de Ginástica, aconteceu a primeira reunião da Comissão de Extensão de Serviços à Comunidade da EEFUSP. Naquele momento, da histórica primeira reunião da então Comissão de Extensão de Serviços à Comunidade, a EEFUSP ingressava no clássico tripé da educação superior – Ensino, Pesquisa e Extensão – que seria consagrado, de forma oficial, quase uma década e meia depois, em mil novecentos e noventa e seis, pela Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (Lei nº 9.394/1996)1.

REFERÊNCIAS

Brasil. Lei nº 9.394 de 20 de dezembro de 1996. Estabelece as diretrizes e bases da educação nacional. Diário Oficial da União de 23/12/1996. Disponível em: https://www.planalto.gov.br/ccivil_03/leis/l9394.htm.

Hirama LK, Matos JAB, Joaquim CS, Montagner PC. Extensão universitária e formação do professor de educação física: contribuições a partir da permanência prolongada. Rev Ciênc Ext. 2016;12(1):28-40.

Paula JA. A extensão universitária: história, conceito e propostas. Interfaces. 2013;1(1):5-23.

Universidade de São Paulo. Pró Reitoria de Cultura e Extensão Universitária. A PRCEU. São Paulo: PRCEU. Disponível em: https://prceu.usp.br/institucional/.

Universidade de São Paulo. Escola de Educação Física. Ata da primeira reunião da Comissão Serviços à Comunidade da Escola de Educação Física da Universidade de São Paulo. São Paulo: EEF-USP; 1981.

Böhme MTS. Perspectivas das atividades de cultura e extensão da EEFEUSP. In: Universidade de São Paulo. Escola de Educação Física e Esporte. Memória dos Cursos Comunitários e de Extensão da Escola de Educação Física e Esporte da Universidade de São Paulo. São Paulo (SP): Universidade de São Paulo, Escola de Educação Física e Esporte; 2009. p. 193-205.

Rubio K. Memória e história dos Cursos de Extensão da EEFE-USP. In: Universidade de São Paulo. Escola de Educação Física e Esporte. Memória dos Cursos Comunitários e de Extensão da Escola de Educação Física e Esporte da Universidade de São Paulo. São Paulo (SP): Universidade de São Paulo, Escola de Educação Física e Esporte; 2009. p. 13-25.

Massucato JG. Os 35 anos dos Cursos Comunitários da Escola de Educação Física e Esporte. In: Universidade de São Paulo. Escola de Educação Física e Esporte. Memória dos Cursos Comunitários e de Extensão da Escola de Educação Física e Esporte da Universidade de São Paulo. São Paulo: Universidade de São Paulo, Escola de Educação Física e Esporte; 2009. p. 7-8.

Carvalho YM. A produção de conhecimento e informação no âmbito da extensão universitária: a experiência da EEFE-USP. In: Universidade de São Paulo. Escola de Educação Física e Esporte. Memória dos Cursos Comunitários e de Extensão da Escola de Educação Física e Esporte da Universidade de São Paulo. São Paulo: EEFE-USP; 2009. p. 9-12.

Universidade de São Paulo. Escola de Educação Física e Esporte. Cultura e Extensão - Cursos. São Paulo: EEFE-USP; 2023. Disponível em: https://www.eefe.usp.br/extensao.

Universidade de São Paulo. Pró-Reitoria de Cultura e Extensão Universitária. Cursos e Atividades. São Paulo: PRCEU; 2023. Disponível em: https://prceu.usp.br/cursos/.

Universidade de São Paulo. Escola de Educação Física e Esporte. Serviço de Cultura e Extensão. São Paulo: EEFE-USP; 2023. Disponível em: https://www.eefe.usp.br/secao/servi%C3%A7o-de-cultura-e-extens%C3%A3o.

Universidade de São Paulo. Escola de Educação Física e Esporte. Entidades Estudantis. São Paulo: EEFE-USP; 2023. Disponível em: https://www.eefe.usp.br/entidades-estudantis.

Universidade de São Paulo. Pró-Reitoria de Cultura e Extensão Universitária. Programas. São Paulo: PRCEU; 2023. Disponível em: https://prceu.usp.br/programa/.

Universidade de São Paulo. Pró-Reitoria de Cultura e Extensão Universitária. Guia de Curricularização da Extensão Universitária. 2. ed. São Paulo: PRCEU; 2023. Disponível em: https://prceu.usp.br/wp-content/uploads/2024/05/ebook_Guia_revisado_interativo.pdf.

Yamamoto E. Com 54,1% de ingressantes de escolas públicas, vestibular 2023 foi o mais inclusivo da história da USP. Jornal da USP; 2023. Disponível em: https://jornal.usp.br/institucional/com-541-de-ingressantes-de-escolas-publicas-vestibular-2023-foi-o-mais-inclusivo-da-historia/.

Acessar