Resumo
Nesse estudo tratamos da temática competência profissional no Curso de Bacharelado em Educação Física da Universidade de Pernambuco (UPE). Iniciamos com um questionamento: há prevalência na formação das competências do bacharel quanto ao campo de intervenção? Objetivamos analisar como as competências estão estruturadas no curso de Bacharelado em Educação Física da UPE e como são percebidas e explicadas pelos sujeitos da formação inicial, procurando compreender como eram compreendidas e materializadas na prática pedagógica do curso. Metodologicamente, foi um estudo de abordagem qualitativa de caráter descritivo com suportes quantitativos em algumas fontes da literatura, documentais e de questionário. Como percurso inicial fizemos uma revisão de literatura das categorias analíticas competência e competência profissional. Posteriormente, para a análise documental, as fontes foram legislações em Educação Física, o Projeto Pedagógico (PPC) do curso de Bacharelado da ESEF-UPE, os Planos de Ensino de disciplinas da Dimensão Cultural de Movimento, registrosda vida acadêmica dos estudantes. E na pesquisa de campo foram aplicados questionários com os acadêmicos, pretensos formandos da turma de 2019.1 e entrevistados professores que ministraram disciplinas da dimensão da cultura de movimento para a turma de estudantes mencionada. Os dados qualitativos foram tratados a partir da análise de conteúdo categorial por temática e os quantitativos através da estatística descritiva simples. As categorias empíricas: planejamento docente da disciplina diante das competências do PPC, metodologias de implementação das competências, competências e as diferentes áreas, competências técnico-profissionais, permitiunos inferir que documentalmente as competências profissionais previstas nas DCNEF Nº 07/2004 são mencionadas no PPC do curso de Bacharelado da ESEFUPE, mas não nos planos de ensino; que as disciplinas valorizam implicitamente competências ligadas ao conhecimento e domínio de conhecimento específicos e técnicos,além de metodologias de ensino; que a competência da DCNEF Nº 07/2004 ligada às políticas públicas, gestão e empreendedorismo não são evidenciadas na prática pedagógica das disciplinas investigadas; que, tanto professores, como os estudantes, apresentam dificuldades em relação ao entendimento sobre o lazer comocampo de intervenção profissional; que não há prevalência de campo profissional no trato das competências por parte dos professores. A análise dos dados quantitativos, permitiu-nos inferir que em relação ao percentual de ofertas de disciplina eletivas e carga horária, o núcleo de Saúde, se sobressai em primeiro lugar, seguido pelos núcleos do Esporte e da Educação, e que o núcleo do lazer não oferece nenhuma disciplina eletiva;que os dos estudantes investigados, 72,7%, apresentaram maior percentual de disciplinas eletivas cursadas no núcleo temático da Saúde, chegando a ter estudante com quase 90% de suas disciplinas eletivas cursadas neste núcleo;que é no campo da saúde onde os estudantes reconheceram a melhor percepção de domínio sobre as competências, seguido pelo campo do esporte e da educação. Indicamos que é preciso ampliar institucionalmente discussão sobre a formação das competências, trazendo para as discussões sobre o PPC do curso de Bacharelado da ESEF-UPE e para as disciplinas, proposições metodológicas relacionadas a essa forma de pensar a formação profissional por competências.