Resumo

O presente texto aborda o desgaste docente decorrente da complexidade da prática pedagógica, bem como das mudanças que vêm ocorrendo na sociedade contemporânea e que interfere significativamente no cotidiano pedagógico de docentes e, de modo especial, do professorado de Educação Física (EF). Tratam-se de pesquisas qualitativas, visto que valoriza aspectos da subjetividade dos sujeitos e das características específicas de seus grupos sociais. A partir das entrevistas e das observações realizadas compreendemos que existem inúmeros aspectos que inflenciam o desgaste docente que se manifestaram com sentimentos de preocupação, angústia, ansiedade, desinteresse, mas, do mesmo modo, a partir de alternativas pessoais e pedagógicas para lidar com tal desgaste. Portanto, compreendemos, através das informações obtidas, que a prática pedagógica é complexa, incerta e instável. As pesquisas nos possibilitaram pensar que as estratégias pedagógicas individuais e coletivas encontradas pelos/as docentes de EF para enfrentarem as adversidades do cotidiano pedagógico e o desgaste experienciados, necessitam serem tornadas mais visíveis ou potencializadas. Acreditamos que, a partir de um novo olhar sobre o contexto pedagógico, escolar, sociocultural e histórico, possamos criar novas estratégia para gerenciar situações complexas que os/as docentes se deparam no exercício da docência.

Acessar