Conhecimento de Adultos Sobre o Papel da Atividade Física na Prevenção e Tratamento de Diabetes e Hipertensão: Estudo de Base Populacional no Sul do Brasil
Por Alan Goularte Knuth (Autor), Shana G. da Silva (Autor), Renata Moraes Bielemann (Autor), Thiago T. Borges (Autor), Giovâni F. Del Ducai (Autor), Marina M. Kremer (Autor), Airton José Rombaldi (Autor), Mario R. Azevedo (Autor), Pedro Rodrigues Curi Hallal (Autor).
Resumo
O objetivo deste estudo foi avaliar o conhecimento dos adultos de Pelotas, Sul do Brasil, sobre o papel da atividade física na prevenção e tratamento de diabetes e hipertensão arterial, e os fatores associados aos conhecimentos. Foi realizado um estudo transversal de base populacional, com amostragem por conglomerados, incluindo 972 indivíduos de 20 a 69 anos. O conhecimento dos efeitos da atividade física na prevenção e tratamento foi maior para a hipertensão (82%) do que para diabetes (47,2%). Para a prevenção de diabetes maiores conhecimentos se associaram ao sexo feminino (RP = 1,16; IC95%: 1,03-1,31), e no tratamento além destes, indivíduos ativos, obesos e de elevado nível econômico, tiveram maior conhecimento. Na prevenção da hipertensão, elevado conhecimento associou-se ao maior nível econômico (RP = 1,23; IC95%: 1,11-1,36). Quanto ao tratamento, mulheres, indivíduos ativos e obesos apresentaram maior conhecimento. Em síntese, o conhecimento sobre o papel da atividade física no tratamento de diabetes e hipertensão é maior, em comparação à prevenção; tal achado merece destaque, pois a capacidade de prevenção da atividade física não parece estar tão bem difundida em termos populacionais.