Resumo

O exame vestibular é um obstáculo ao ingresso de inúmeros jovens ao tão sonhado ensino superior. Desde sua criação, veio assumindo formas diferenciadas ao longo do processo histórico, embora o caráter seletivo e discriminatório estivesse sempre presente, dada a realidade do sistema educacional brasileiro. Nesse sentido, o presente estudo buscou refletir as questões pertinentes à problemática vestibular e contribuir com as experiências realizadas com pré-vestibulandos de uma instituição privada da rede de ensino da cidade de Maringá-PR, por profissionais de Educação Física. Através da concretização do estudo, por meio da Linguagem Corporal, percebemos que os jovens estudantes passaram a um nível de compreensão diferenciada em relação ao exame vestibular e as problemáticas dele emergentes, buscando entender melhor a si próprios, suas limitações e possibilidades, bem como reconhecendo a necessidade e importância do relacionamento com outros corpos, através de ações coletivas, invalidando o individualismo imposto pelo fator "seletividade" que a sociedade busca imprimir aos corpos vestibulandos. Unitermos: Exame vestibular, Corpos vestibulares, Linguagem Corpora

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