Contextos, Situações e Fontes de Conhecimento Percebidos Por Professores/treinadores de Atletismo do Estado de Mato Grosso
Por Leticia Ferreira Conti (Autor), Riller Silva Reverdito (Autor).
Em III Congresso Internacional de Pedagogia de Esporte - CONIPE
Resumo
Introdução: O atletismo é contemplado no contexto escolar como objeto de conhecimento da Educação Física e em programas/projetos extracurriculares. Contudo, sabemos pouco sobre os contextos, situações e fontes de aprendizagens percebidos pelos professores/treinadores e mobilizados na prática pedagógica. Considerando a demanda por uma prática esportiva desenvolvida de forma organizada e sistematizada, compreender como o professor/treinador percebe o seu processo de aprendizagem pode oferecer informações fundamentais para intervir na prática pedagógica. Objetivo: Conhecer os principais contextos, situações e fontes de conhecimento percebidos por professores/treinadores de atletismo do estado de Mato Grosso. Metodologia: Foram entrevistados nove professores/treinadores que tiveram atletas participantes dos Jogos Escolares da Juventude no ano de 2019. Os dados foram coletados por meio de entrevista semiestruturada. O percurso metodológico, bem como seus propósitos, foram aprovados em Comitê de Ética em Pesquisa (CAAE nº 36140920.0.0000.5166). Para a análise dos dados, optou-se pela utilização do método de análise de conteúdo. Resultados: Oito dos nove entrevistados relataram que a experiência prévia como atletas da modalidade serviu como base para adquirir os conhecimentos necessários para o exercício da profissão de treinador/a, seguido de outras fontes de conhecimento, como a conversa com outros treinadores ou com o treinador principal, ambas pertencentes ao contexto não-formal e não mediado de aprendizagem. Conclusão: Evidenciou-se que os conhecimentos mais valorizados pelos professores/treinadores de atletismo são aqueles provenientes dos contextos nãoformais e não mediados de aprendizagem. Nessa direção, ocorre a necessidade de atualização didáticopedagógica dos professores/treinadores de atletismo, além da criação de um currículo de ensino para a modalidade. Assim, espera-se, que a relação entre a prática pedagógica e aprendizagem profissional sejam a ponte facilitadora para uma rica experiência esportiva no atletismo.