Contribuição da Educação Física Para o Ensino Médio: Estudo a Partir da Prática Docente de Professores de Institutos Federais
Por Andreia Cristina Metzner (Autor), Heidi Jancer Ferreira (Autor), Hudson Fabricius Peres Nunes (Autor), Marcos Roberto So (Autor), Alexandre Janotta Drigo (Autor).
Em Motrivivência v. 29, n 52, 2017. 17 Páginas.
Resumo
O objetivo do artigo foi identificar e analisar elementos que contribuem para a consolidação da Educação Física no ensino médio integrado ao ensino técnico a partir de diários de aulas e registros de atividades coordenadas por professores de Institutos Federais, durante um ano letivo. Os dados foram tratados pela análise temática. Foram identificadas quatro unidades temáticas determinantes para a valorização da Educação Física nos Institutos Federais: caracterização da disciplina; perfil profissional dos docentes; ações pedagógicas no ensino de Educação Física; e ações de extensão, pesquisa e atividades extracurriculares. Os resultados indicam que os Institutos Federais oferecem condições satisfatórias para o trabalho docente, possibilitando o enraizamento da Educação Física no currículo a partir de bases teóricas e práticas sistematizadas.