Resumo

1 Introdução

“Educação Física”: “educação” e “física”, duas palavras que isoladamente talvez não despertem as questões que sua junção fizeram emergir, na qual “física” aparece como uma adjetivação de “educação”. Conforme se aprende com Houaiss (2001), “educação”, provém etimologicamente do latim educatìo,ónis ('ação de criar, de nutrir; cultura, cultivo'); como adjetivo, “física” ou “físico” provém do latim physìcus,i (‘físico’, ‘naturalista’) e do grego phusikós,ê,ón (relativo à natureza ou ao seu estudo), de phúsis ('natureza').

Na medida em que o entendimento (contemporâneo) de “educação” inexoravelmente o liga à “cultura”1 , e “física” à “natureza”, impossível não apontar a tensão entre cultura e natureza que presidiu o surgimento da “educação física” no mundo ocidental, no século XIX, conforme apontam estudos históricos, e que, ao longo do tempo, percorre o entendimento com que a área tem pensado a si própria. 

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