Corrida de Rua e Representação Social: Análise da Campanha Publicitária It´s Runderful da Mizuno
Por José Carlos Marques (Autor), Mikael Corrêa dos Santos (Autor).
Em Revista de Gestão e Negócios do Esporte - RGNE v. 1, n 2, 2016. Da página 201 a 216
Resumo
O presente estudo tem como objetivo central compreender a maneira com que a publicidade – enquanto produção midiática, que se apropria de elementos culturais e viabiliza a identificação por meio das representações sociais – retrata a identidade do corredor de rua brasileiro. A relevância do tema mostra-se à medida que a corrida de rua apresenta um crescimento acelerado no número de participantes e também no total de provas oferecidas nos últimos anos no Brasil. Diante deste fenômeno esportivo e também social, buscaremos a compreensão do tema, a partir da análise da campanha publicitária intitulada “It´s Runderful”, da fabricante Mizuno – líder do mercado brasileiro neste segmento. Para elaboração da discussão, nos basearemos nos fundamentos da Análise do Discurso (AD Francesa) em diálogo com os conceitos da sociologia do esporte e da teoria das representações sociais.
201-216