Cultura e tecnologias: Netnografia com Jovens futebolistas brasileiros na Europa

Parte de Pesquisa e formação em Mídia - Educação Física . páginas 85 - 97

Resumo

A população brasileira tem sido reconhecida ao longo dos anos por algu-
mas características identitárias representativas em todo o seu território nacional

como: as comidas e bebidas típicas, os estilos musicais, as religiões afro-brasilei-
ras, a capoeira, o carisma e, claro, o seu estilo de jogar futebol (GUEDES, 2011).

E nos últimos anos a grande inserção e interação nas redes sociais também tem
sido uma marca do povo brasileiro.
Esta participação da população nas redes sociais vem fazendo com que os
acontecimentos da vida real (off-line) também sejam retratados na vida virtual
(online). Ao suspeitar disso que buscamos neste trabalho compreender como se
dá a interação dos jovens futebolistas brasileiros que jogam na Europa e como

essas ferramentas virtuais contribuem para a manutenção da cultura e identi-
dade brasileira desses sujeitos.

Optamos em estudar os futebolistas por considerarmos que esses são ato-
res sociais com grande representatividade perante a população brasileira, não

importa se estão dentro ou fora das quatro linhas, suas vidas são comentadas e
discutidas, isso acontece pela relevância com que o futebol tem junto a sociedade
brasileira, na qual é hegemônico e dificilmente perderá esse posto para qualquer
outro esporte, porque diferentemente dos demais esportes os ídolos do futebol
se reinventam enquanto nos outros os ídolos são facultativos e momentâneos
(GUEDES, 2011).