Currículo e interculturalidade: um estudo de revisão para pensar uma aproximação com a educação física
Por Natacha da Silva Tavares (Autor), Angelica Madela (Autor), Jessica Frasson (Autor).
Resumo
Este manuscrito apresenta reflexões a partir de um estudo de revisão que teve por objetivo identificar e compreender o que vem sendo produzido acerca da Interculturalidade no campo educativo, bem como suas possíveis relações com o currículo e com a Educação Física escolar. O estudo de revisão se deu a partir de busca em periódicos que resultou na análise de 47 artigos. Entendemos que a) não existe consenso sobre os conceitos de multiculturalismo e interculturalidade, b) há um empreendimento a fim de superar uma concepção limitada e funcionalista das culturas e das diferenças, c) a interculturalidade tem permeado em alguma medida os documentos e intencionalidades de alguns grupos e setores, mas se mostra ainda sutil nos contextos escolares d) pouca penetração da temática no âmbito da EF escolar, e) discussão sobre currículo na EF com enfoque na seleção/abordagem de conteúdos, f) possíveis impactos das políticas curriculares na EF escolar.