Dimensão Atitudinal da Imagem Corporal e Comportamento Alimentar em Graduandos de Educação Física, Nutrição e Estética da Cidade de Juiz de Fora ? Mg

Por: Alessandra Batista, Clara Mockdece Neves, Juliana Fernandes Filgueiras e Maria Elisa Caputo Ferreira.

Revista da Educação Física - UEM - v.26 - n.1 - 2015

Send to Kindle


.Resumo

O presente artigo tem como objetivo analisar a prevalência de insatisfação corporal, checagem do corpo, influência da mídia e comportamento alimentar em estudantes de cursos da área da saúde da cidade de Juiz de Fora – MG. Participaram 207 acadêmicos de ambos os sexos de diferentes instituições (privada e pública) do município. Como instrumentos de avaliação foram utilizados: Body Shape Questionnaire; Eating Attitudes Test - 26; Sociocultural Towards Appearence Questionnaire – 3; e Body Checking Questionnaire para mulheres e Male Body Checking Questionnaire para homens. A partir dos resultados encontrados, concluiu-se haver maior prevalência de insatisfação corporal e comportamentos alimentares deletérios à saúde entre as mulheres. Já em relação à influência midiática, observou-se que ambos os sexos sentiram-se pressionados a adotarem o padrão de corpo exposto pela mídia. Por fim, observou-se que homens e mulheres apresentaram alta frequência de comportamento de checagem corporal.

Endereço: http://periodicos.uem.br/ojs/index.php/RevEducFis/article/view/23372

Ver Arquivo (PDF)

Comentários


:-)





© 1996-2021 Centro Esportivo Virtual - CEV.
O material veiculado neste site poderá ser livremente distribuído para fins não comerciais, segundo os termos da licença da Creative Commons.