Dimensão Pedagógica da Educação Física no âmbito da Saúde
Por Andrea Carla de Paiva (Autor), Marcílio Souza Júnior (Autor), Gustavo de Oliveira Gama (Autor), Ana Rita Lorenzini (Autor), Lívia Tenorio Brasileiro (Autor), Marcelo Soares Tavares de Melo (Autor).
Resumo
O artigo analisa relatos acerca da dimensão pedagógica da Educação Física no âmbito da saúde, considerando os elementos didático-pedagógicos, o planejamento e as concepções de professor, aluno e aula, subjacentes às práticas. A pesquisa de cunho qualitativo, tipo documental, analisou relatórios que trataram da observação de práticas de profissionais da Educação Física, em diferentes espaços públicos e privados, a partir da análise de conteúdo como caminho para as interpretações dos dados. Identificamos que a dimensão pedagógica, nas ações desses profissionais, é determinada pela articulação entre as teorias educacionais e pedagógicas constitutivas da prática, caracterizando assim, esta dimensão, como eixo da profissionalização na área da Educação Física.