O estudo das diretrizes e matrizes curriculares voltadas aos cursos de licenciatura, em específico ao campo da Educação Física tem tido crescente importância e pertinência quanto ao impacto direto no processo formativo de professores que trabalham com pessoas com deficiência, isto porque a construção de uma sociedade que se diz inclusiva pressupõe a garantia da igualdade de direitos e a valorização da diversidade, aspectos que este estudo se propõe investigar. Assim, à luz de considerações das diretrizes curriculares publicadas em 2018 e das matrizes curriculares de cursos de licenciatura em Educação Física de três instituições de ensino superior, tem-se como objetivo identificar referenciais e conteúdos relativos aos direitos de pessoas com deficiência, com vistas a ressaltar aspectos relacionados aos fundamentos norteadores do processo inclusivo e aos possíveis impactos na formação de professores. O arcabouço teórico a sustentar o presente estudo vale-se das contribuições de Neira (2008, 2009, 2010, 2011, 2013, 2014) acrescida de autores que a ele se alinham como: Arelaro e Silva (2017), Arroyo (2013), Hashizume (2020), Fabris e Klein (2013), Lopes e Fabris (2017), entre outros. Do ponto de vista metodológico trata-se de estudo qualitativo de cunho descritivo que envolve pesquisa documental circunscrita às atuais diretrizes curriculares, assim como à análise de matrizes curriculares de cursos presenciais de licenciatura em Educação Física, incluindo as ementas de três instituições de ensino superior localizadas na região do ABCD, em São Paulo. Em relação aos resultados, os componentes curriculares voltados especificamente ao trato de questões relacionadas à prática inclusiva nos cursos de licenciatura, em especial o curso de Educação Física, encontram-se de forma insipiente na matriz curricular e não asseguram uma formação inicial que contemple práticas inclusivas para os egressos. Quanto aos aspectos conclusivos fica evidente que há um distanciamento do que as IES oferecem, o que é exigido de forma módica pelas legislações, do que seria o ideal.(AU) |