Do Handebol Aos Handebóis: Fortalecendo a Pluralidade em Um Festival Esportivo
Por Lílian Aparecida Ferreira (Autor), Wladimir Barbosa Reis (Autor), Nicole Chiba Galvão (Autor), Gabriel Luiz Zaneratto (Autor).
Em III Congresso Internacional de Pedagogia de Esporte - CONIPE
Resumo
Introdução: Os eventos esportivos costumam reproduzir modelos tradicionais de organização e execução que intimidam iniciantes na continuidade das modalidades. Desenvolvimento: Subvertendo essa lógica, realizamos o Festival de Handebol das Cores com objetivo de integrar, divertir e mobilizar adolescentes e jovens. Participaram 30 pessoas de três instituições diferentes, foram misturados/as e experimentaram interações variadas com companheiros/as e adversários/as em cada um dos jogos. A ideia das cores veio desta mistura, sugerindo que o legal seria colorir ao máximo a experiência vivida. Foram realizados três jogos, os handebóis, com dinâmicas voltadas para acentuar a valorização do coletivo e do trabalho em parceria, a saber: Passe vale mais: Cada equipe tinha 1 minuto para realizar o ataque. A equipe que fazia, pelo menos, cinco passes entre seus companheiros de equipe, após cruzar a linha central da quadra, recebia 3 pontos, enquanto a que fazia gol recebia apenas 1 ponto. Não valia passar a bola e torná-la a receber de uma mesma pessoa; Handebol da velha: Toda vez que uma equipe fazia gol, a pessoa que o marcou tinha direito a movimentar uma peça de sua equipe no jogo da velha. O gol não podia ser feito pela mesma pessoa seguidamente. As equipes continuavam movendo as peças até que se obtivesse uma equipe vencedora no jogo da velha; Duplayers: Durante o jogo, o gol de mãos dadas valia 3 pontos e a comemoração coletiva mais 2 pontos. O gol feito individualmente valia 1 ponto. Além destes jogos, os/as participantes compartilharam o lanche e puderam colocar recadinhos e avaliações ao grupo organizador do festival. Sugestões: Definir previamente as funções dos organizadores em cada jogo pode contribuir na identificação de dificuldades e adaptações para a compreensão do jogo por parte dos/as participantes, contribuindo para melhorar a mediação da aprendizagem.