Resumo

Masters (1995) identifica que vários autores apontam para três tipos de pesquisa-ação, as quais se diferenciam a partir dos seus pressupostos teórico-metodológicos: a técnica, a de mútua-colaboração e a participativa. Este artigo tem como objetivo avaliar o processo de implantação de um projeto de pesquisa-ação (primeira fase), desenvolvido na formação de professores de Educação Física, no âmbito do 2º Ciclo – Mestrado em Ensino da Educação Física nos Ensinos Básico e Secundário, no Instituto Superior de Estudos Interculturais e Transdisciplinares do Instituto Piaget – Viseu/Portugal. Para tanto, estão a ser desenvolvidos planos de ação em dez escolas do ensino secundário, em cinco diferentes distritos de Portugal, versando sobre quatro diferentes temas: motivação para aulas de educação física no ensino profissional; avaliação em educação física; co-educação em educação física e condição física e educação para a saúde. No processo, estão envolvidos dezenove alunos-estagiários do segundo ano do referido Mestrado. A análise dos resultados desta primeira fase aponta para uma apropriação diferenciada do processo de pesquisa-ação pelos quatro grupos. ( Mello, Dutra e Jorge, 2008).

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