Do Planejamento à Avalição no Ensino da Educação Física: Um Projeto Exploratório de Pesquisa-ação na Formação de Professores (primeira Fase)
Por Adriana de Faria Gehres (Autor), Carlos António Ferreira (Autor), Carlos Manuel Francisco (Autor), Luis Claudio Queiroga (Autor), Khalid Fekhari (Autor).
Em XVII Congresso Brasileiro de Ciências do Esporte e IV Conice - CONBRACE
Resumo
Masters (1995) identifica que vários autores apontam para três tipos de pesquisa-ação, as quais se diferenciam a partir dos seus pressupostos teórico-metodológicos: a técnica, a de mútua-colaboração e a participativa. Este artigo tem como objetivo avaliar o processo de implantação de um projeto de pesquisa-ação (primeira fase), desenvolvido na formação de professores de Educação Física, no âmbito do 2º Ciclo – Mestrado em Ensino da Educação Física nos Ensinos Básico e Secundário, no Instituto Superior de Estudos Interculturais e Transdisciplinares do Instituto Piaget – Viseu/Portugal. Para tanto, estão a ser desenvolvidos planos de ação em dez escolas do ensino secundário, em cinco diferentes distritos de Portugal, versando sobre quatro diferentes temas: motivação para aulas de educação física no ensino profissional; avaliação em educação física; co-educação em educação física e condição física e educação para a saúde. No processo, estão envolvidos dezenove alunos-estagiários do segundo ano do referido Mestrado. A análise dos resultados desta primeira fase aponta para uma apropriação diferenciada do processo de pesquisa-ação pelos quatro grupos. ( Mello, Dutra e Jorge, 2008).