Docência e Ausências Teóricas na Formação Profissional: a Questão da Consciência de Classe e as Aulas de Educação Física Escolar – Subsídios Para Refletirmos Sobre a Formação do Professor
Por Elaine Cristina Silva Oliveira (Autor), Silvio de Cássio Costa Telles (Autor), Rômulo Meira Reis (Autor), ângela Celeste Barreto de Azevedo (Autor), André Malina (Autor).
Em XVII Congresso Brasileiro de Ciências do Esporte e IV Conice - CONBRACE
Resumo
O presente trabalho pretendeu mostrar a necessidade de fundamentação teórica do professor de educação física – pressupostamente associada à formação profissional – na perspectiva da formação da consciência de classe de alunos de escolas públicas, filhos de trabalhadores, em aulas de educação física. Desse modo, preliminarmente, orientamo-nos para subsidiar a formação superior em educação física com os resultados da docência nessa disciplina na escola. Além disso, tentamos mostrar a importância da fundamentação para elevação do patamar de consciência no sentido gramsciano do termo, visando modificações na ordem social. Para isso, utilizamos os conceitos de intelectual e de hegemonia de Antônio Gramsci e ratificamos a necessidade de a escola e o professor disporem de meios para a formação de intelectuais e para o surgimento de uma nova classe dirigente.