Integra

A experiência proporcionada pela criação e editoração do periódico Arquivos em Movimento, obviamente com a colaboração de muitas pessoas, tem sido extremamente gratificante e desafiadora. Desde o início, primamos pela qualidade dos artigos, pelo zelo e transparência em relação ao sistema de avaliação e pelo respeito ao autor. As críticas são recebidas e, na medida do possível, tentamos transformá-las em aprendizado e melhorias para o processo. Os desafios decorrentes da função de editor são constantes, pois lidamos com pessoas (e seus temperamentos) e com o valioso resultado de seus trabalhos, em uma rica e, por vezes, tensa relação.

Com o número ascendente de acessos ao site de nossa revista, bem como a quantidade de trabalhos submetidos, muitas pessoas têm sido mobilizadas para auxiliar na construção da Arquivos em Movimento. Para se ter uma idéia, durante esses três anos e meio, recorremos à cerca de sessenta e oito consultores ad-hoc, além de termos contado com a colaboração de vinte e oito revisores de nossa Comissão Científica, para cobrir as necessidades derivadas das especificidades dos temas ligados à Educação Física, presentes nos artigos enviados. Publicamos trinta e três artigos originais e dezenove ensaios, em sete números da revista, além de seis Pontos de Vista, seção onde convidamos profissionais renomados para redigirem um texto sobre suas respectivas especialidades.

Estando à frente da revista desde 2004, quando ainda era uma remota idéia, creio ser o momento para reciclar, oxigenar, "movimentar" o periódico. A partir da próxima edição, quem estará comandando os trabalhos de editoração serão dois profissionais, pelos quais tenho imenso respeito e admiração: Heloísa A. Alonso Gonzalez e Marco Antonio Cavalcanti Garcia. A dedicação com que estes professores trabalham na EEFD/UFRJ é digna de nota e, tenho certeza, será fundamental para elevar o patamar de qualidade de nossa revista.

Para essa primeira edição de 2008, apresentamos aos leitores interessantes artigos sobre avaliação física e fisiológica, treinamento de força e aspectos psicológicos do esporte. Mantendo a tradição do periódico, o estudo dos aspectos humanos e sociais está representado por pesquisas ligadas ao lazer, currículo e transdisciplinaridade e jogo. No Ponto de Vista, temos a honra de contar com a brilhante participação de Paula H. Lobo da Costa, professora da UFSCar, referência na área de biomecânica que, junto ao seu grupo de estudos, aceitou o desafio de produzir um texto didático sobre locomoção infantil.

Mais uma vez, agradeço a todos os colegas do conselho editorial e da EEFD que acreditaram no sonho de criar o periódico de nossa Escola e àqueles que o fizeram (e o fazem) tornar realidade, como os autores, leitores e revisores. Em especial, gostaria de destacar duas funcionárias, Rosemary Casanova e Cláudia Oliveira, pelo minucioso e intenso trabalho na produção da revista, assim como nosso webdesigner, Daniel Viégas, pela criação das belíssimas capas e do nosso site.

Que a trajetória contínua da Arquivos em Movimento propicie firmar o propósito para a qual foi criada, o de divulgação científica, sem preconceitos ou preferências, com forte base na ética. Boa leitura!

Profa. Dra. Sílvia Maria Agatti Lüdorf
Editora-chefe
Arquivos em Movimento

Acessar