Resumo

A atividade física vem sendo constantemente listada como um dos principais indicadores de promoção e manutenção da saúde. Os benefícios da prática regular de atividades físicas em relação à saúde de adolescentes estão amplamente documentados na literatura. Porém, poucos estudos fazem uma correlação entre a prática de atividades físicas e o nível de atenção desse público. Os estudos existentes têm demonstrado que a pratica de atividade física, em especial atividades aeróbicas, apresentam uma melhora na atenção dos indivíduos, com uma melhora no desempenho em tarefas cognitivas. Neste sentido o presente estudo buscou investigar se um protocolo de atividades físicas composto por exercícios aeróbicos e de coordenação durante as aulas regulares de Educação Física de alunos do Ensino Médio, com idades entre 15 e 18 anos, apresenta diferentes respostas comportamentais e eletroencefalográficas; principalmente no que diz respeito aos indicadores e marcadores relacionados aos processos de atenção e memória de trabalho. A amostra foi composta por 20 alunos, divididos em um grupo experimental (i.e., praticantes da educação física escolar) e um grupo controle (i.e., não participantes das aulas de educação física escolar), com 10 alunos cada. Todos os alunos inicialmente realizaram 3 testes cognitivos; o teste dos cinco dígitos (five digit test), o teste de atenção dividida da coleção Bateria Psicológica de Atenção e o teste dos blocos da bateria TSP. Em seguida foram submetidos a dois paradigmas, em que simultaneamente ocorreu a captação de dados eletroencefalográficos. Para captação dos dados foram distribuídos 19 eletrodos monopolares ao longo do escalpo nas áreas frontal, temporal, parietal e occipital, segundo o sistema 10/20, e um eletrodo em cada orelha (lóbulo). Os resultados preliminares demonstraram uma diferença entre grupos para o teste da atenção dividida e para o teste de blocos. Não foi encontrada diferença entre os momentos antes e depois da realização do protocolo de atividades. Esses resultados sugerem que os testes não foram sensíveis para diferenciar os efeitos da prática de atividade física. Os dados eletrofisiológicos estão em processo de análise para verificação da diferença entre os grupos, buscando identificar diferença entre os biomarcadores da atenção.

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