Resumo

A presente pesquisa, caracterizada como descritiva, objetivou discutir como o Esporte da Escola (EE) pode contribuir para a concretização da potencialidade da educação física (EF) no contexto da educação integral e de tempo integral no Brasil. Intencionamos promover reflexões acerca da presença da EF na educação de tempo integral, tendo o Esporte da Escola (atividade ofertada pelo Programa Mais Educação), como principal via para sua inserção nesse contexto. A amostra foi composta por Relatórios de Gestão dos anos de 2014 e 2015 da Secretaria Nacional de Esporte, Educação, Lazer e Inclusão Social, que trazem informações sobre o EE, bem como o material didático-pedagógico. Salientamos que também recorremos aos dados expostos pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (INEP) para complementação dos resultados. Os dados foram tratados por meio de estatística descritiva e análise de conteúdo. Os resultados indicam que a EF é uma área em potencial para fortalecer os objetivos do EE como uma política indutora para democratizar o acesso à prática e à cultura do esporte numa educação integral e de tempo integral. Isso porque, tanto o Esporte da Escola como a EF trabalham com as práticas corporais. Em contrapartida, algumas limitações são identificadas, como carência de monitores com formação na área, que dificulta a efetivação de uma educação integral. Apontamos para a necessidade de elaboração de uma política pública consistente e que busque garantir o desenvolvimento de uma educação integral nas diferentes áreas no contexto do tempo ampliado, sendo uma delas a educação física.

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