Educação Física e Educação Infantil: o Estado do Conhecimento Sobre a Formação Docente
Por Rodrigo Lema Del Rio Martins (Autor), Raquel Firmino Magalhães Barbosa (Autor), André da Silva Mello (Autor).
Resumo
Analisa a produção científica no âmbito da formação de professores de Educação Física voltada para a primeira etapa da Educação Básica, objetivando, com isso, produzir um estado do conhecimento sobre essa temática no período de 1979 a 2015. Utiliza a pesquisa exploratória, realizada por meio de indicadores bibliométricos, para analisar o corpus documental das principais revistas científicas da área da Educação Física. As variáveis utilizadas como indicadores bibliométricos foram: autoria, distribuição temporal das publicações, temáticas abordadas, referencial teórico e metodologias utilizadas. Os principais resultados apontam para a tendência da autoria coletiva, da predominância das produções veiculadas como Artigo Original, ausência de linearidade no fluxo da produção, variedade de pressupostos teórico-metodológicos utilizados, ausência de um referencial teórico predominante.