Sobre
Resultante da iniciativa da Secretaria Estadual do Colégio Brasileiro de Ciências do Esporte de Mato Grosso do Sul (CBCE-MS), esta obra interinstitucional é relativamente extensa, posto que conta com a participação de 34 autores/colaboradores, radicados em sete estados brasileiros, situados nas regiões centro-oeste, nordeste, sudeste e sul, além do Distrito Federal. Os textos aqui reunidos são oriundos de 13 instituições de ensino superior – onde estão lotados os já mencionados pesquisadores participantes –, a saber: Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD), Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS), Universidade Católica Dom Bosco (UCDB), Universidade de São Paulo (USP), Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP), Universidade Estadual Paulista (UNESP), Instituto Federal de São Paulo (IFSP), Universidade Estadual do Paraná (UNESPAR), Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG), Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), Universidade de Brasília (UNB), Universidade Federal do Ceará (UFC) e Universidade Federal do Vale do São Francisco (UNIVASF).
Em termos estruturantes, são 17 capítulos que expressam diferentes vozes científicas, trazendo a lume estudos inéditos, todos recentes, que justificam a participação num volume cujo título – Educação Física e esporte: diálogos atuais – remete à compreensão imediata de contato com pesquisas levadas a termo nos dias que correm. Outra particularidade comunicada já no título é a pluralidade dialógica presente entre os colaboradores – e também entre os textos –, que gera, naturalmente, uma sequência sem divisões/seções por eixos temáticos, uma sequência que considera a alteração/gradação temática dos escritos, privilegiando a proximidade sequencial entre os enfoques mais agermanados, resultando num todo orgânico, composto por visões diversas, que proporcionam um panorama claro da essencialidade da Educação Física e do esporte no momento atual, sem a pretensão, está claro, de tanger ou mesmo esboçar a totalização temática em vigor. Em síntese, essa dialogicidade ancorada na diversidade de enfoques e abordagens, que é a proposta maior da obra, naturalmente impõe-se como fundamental, tornando imprópria a divisão por eixos temáticos e, por conseguinte, privilegiando a sequencialidade fluida, destituída de interrupções por blocos ou conjuntos compartimentados de capítulos. Destarte, aclaradas as razões que sustentam a opção xi 12 Educação Física e esportes: diálogos atuais pelas particularidades que acabaram por caracterizar a estruturação da obra, passemos aos comentários prévios dos capítulos que a compõem. ..
Sumário
-
Preparação Profissional em Educação Física em Tempos de Internet: Algumas Reflexões Pontuais
Por Go Tani
Página
21 -
O Preconceito na Educação Física e nos Esportes: Quando o Outro Ameaça
Por Elaine Prodócimo Ivan Gimenes de Lima
Página
37 -
Página
55 -
O Currículo Cultural Como Possibilidade de Enfrentamento das Injustiças Sociais: Por Uma Educação Física Situada Ao Sul
Por Flávio Nunes dos Santos Júnior Marcos Garcia Neira
Página
75 -
Diálogos Atuais Sobre a Corporeidade na Educação Física e no Esporte
Por Manuel Pacheco Neto
Página
91 -
Reflexões Sobre o Esporte na Formação Inicial de Professores e a Contribuição da Sociologia e Pedagogia do Esporte
Por Marcelo José Taques Silvia Christina de Oliveira Madrid
Página
113 -
Políticas Públicas de Esporte Escolar e as Perspectivas em Escolas Municipais de Corumbá-MS na Fronteira Brasil-Bolívia
Por Gilson Pacola Carlo Henrique Golin Rogério Zaim-de-melo
Página
129 -
Página
147 -
Promoção das Atividades Físicas e Esportivas: Mova-se Por Uma Escola Ativa
Por Edineia Aparecida Gomes Ribeiro Mariana Biagi Batista Silvia Beatriz Serra Baruki
Página
163 -
Comportamento Motor: Entendendo o Desenvolvimento com Implicações na Educação Física
Por José Ângelo Barela
Página
181 -
Formação e Atuação em Educação Física na área da Saúde
Por Joel Carlos Valcanaia Ferreira Julio Cesar de Souza Ana Cristina Gomes de Lima Joel Saraiva Ferreira
Página
199 -
A Docência na Educação de Jovens e Adultos Sob o Olhar de Professores de Educação Física
Por Joelma de Souza Nogueira Dalarmi Márcia Regina do Nascimento Sambugari
Página
215 -
Memórias de Quem Preserva Memórias na Educação Física e no Esporte: Caminhos de Uma Pesquisa
Por Christiane Garcia Macedo
Página
229 -
Variabilidade da Frequência Cardíaca no Esporte: Aplicações no Tiro Ao Prato
Por Gianfranco Sganzerla Marcela de Castro Ferracioli-gama Daniel Traina Gama
Página
245 -
O Jogo e o Lúdico na Constituição das Experiências de Si: Valorizando a Escuta e o Protagonismo nas Reflexões Sobre Gênero, Sexualidade e Identidades
Por Cássia Cristina Furlan
Página
261 -
Transtorno do Espectro Autista e Atividade Física
Por Silvia Aparecida Oesterreich Cristiane Martins Viegas de Oliveira Raquel Borges de Barros Primo Luis Henrique Almeida Castro
Página
277 -
Processo de Criação em Dança: Uma Possibilidade Inclusiva Para Crianças com Transtorno do Espectro do Autismo (tea)
Por Jacqueline da Silva Nunes Meire Aparecida Lóde Nunes
Página
291