Educação física e inclusão
Parte de Atividades físicas e esportes adaptados . páginas 11 - 22
Resumo
Iniciaremos nossa disciplina pelo estudo da educação física inclusiva, que é atualmente um tema em destaque, uma vez que, neste ano, o Brasil é sede dos jogos paralímpicos – o que acabou impulsionando os profissionais a desenvolver trabalhos nessa área e ampliando o setor de atuação, devido à exposição do tema pela mídia. Manoel e Pedro estão começando a iniciação em docência com o professor Rodrigo Schmitd e estão muito ansiosos pelos trabalhos do primeiro dia. Ao chegar à Universidade, seguiram com o professor para um colégio, onde ouviram as colocações dos professores e buscaram por soluções. Assim que chegaram ao colégio, foi explicado que ao iniciar o semestre de aula, um professor deve planejar uma atividade física na quadra aberta, voltada para as características do vôlei. Porém, ao conhecer a turma, observaram que um dos alunos não presta atenção às suas explicações e que se distrai com facilidade observando o céu. O professor pergunta aos alunos quem é ele e tem como resposta que se trata de um “retardado”. Após a aula, o professor vai à diretoria e questiona sobre este aluno. O assistente de direção pede desculpas pois esquecera de lhe passar o caso, que se trata de um aluno com retardo mental leve, pois havia comunicado apenas os professores de sala de aula. O professor Rodrigo, a princípio, fica chateado e decide explorar atividade físicas para ajudar esse aluno.