Sobre
Entre as mais tradicionais abordagens pedagógicas das práticas corporais aos mais modernos modelos para o ensino da Educação Física e dos esportes, há uma história de mais de um século. Neste intercurso ocorreram inflexões, continuidades e mudanças, avanços e retrocessos, deixando evidente atualmente que os modelos de ensino da Educação Física e dos esportes expressam perspectivas e entendimentos diversificados do seu papel na formação das habilidades humanas, especialmente, no que se refere ao trato com as crianças e adolescentes. Por esta razão, entende-se que cada vez mais há a necessidade de orientações adequadas e atualizadas para se trilhar os caminhos do ensino dos esportes e nas diversas áreas e campos de atuação e intervenção da Educação Física. Em meio a diferentes pontos e perspectivas desses diversos caminhos, cientistas, psicopedagogos e estudiosos da área buscam constantemente evidenciar e explicar a importância de se implementar modelos de ensino integrados a uma abordagem harmônica com desenvolvimento humano global. Considerando que um dos objetivos primordiais deste livro intitulado “Educação Física e modelos de ensino dos esportes: conceitos, características e aplicações” consiste em clarificar conceitos, definições e terminologias, bem como identificar as características e os princípios de alguns dos principais modelos de intervenção pedagógica que o professor que atua no ensino dos esportes e, inclusive, de outros relevantes conteúdos da Educação Física, visualizaram-se inúmeras oportunidades para o desenvolvimento e aprimoramento profissional de docentes, técnicos, pedagogos, estagiários que manifestem interesse pelos diversos conteúdos da chamada cultura corporal de movimento, dentro os quais historicamente se destaca o esporte.
Sumário
-
Modelo de ensino instrução direta (mid): Principais características e contribuições
Por Carla Eloise Costa Guilherme Futoshi Nakashima Amaro Vanessa Guandalini Gasparin
Página
11 -
Modelo personalizado de ensino (mpe) dos esportes
Por Ana Cláudia Cesário Marchiotto Ana Flávia Lopes Freitas da Silva
Página
19 -
Modelo de ensino entre pares (mep): Um modelo de aprendizagem e desenvolvimento esportivo em pares
Por Bianca Caroline Dezordi Caroline Cordeiro Xavier Luana Caroline Contessoto
Página
30 -
Modelo de aprendizagem cooperativa (mac): reflexões e contribuições no âmbito da educação física e esportes
Por Daniele das Neves Baio Luana Biembengut Biato Marcos Roberto dos Santos
Página
43 -
O modelo esportivo educacional (mee): da conceituação à aplicação
Por Ademir Faria Pires Claudiana Marcela Siste Charal
Página
62 -
O modelo de ensino por meio da compreensão do jogo (mec)
Por João Paulo Melleiro Malagutti Marcia Aparecida Avelino Barbosa de Holanda Matheus de Oliveira Jaime
Página
78 -
Para além do ensino da educação física e dos esportes: um caminho possível
Por Luciane Cristina Arantes Marcos Roberto dos Santos
Página
97