Educação Física e o Processo de Escolarização: Uma Análise Sob a Perspectiva do Aluno
Por Veronica Freitas dos Santos (Autor), Aline de Oliveira Vieira (Autor), André da Silva Mello (Autor), Omar Schneider (Autor), Amarílio Ferreira Neto (Autor), Wagner dos Santos (Autor).
Em Journal of Physical Education (Até 2016 Revista da Educação Física - UEM) v. 25, n 4, 2014. Da página 539 a 553
Resumo
Objetiva compreender a relação que alunos e alunas estabelecem com os saberes nas aulas de Educação Física. O pressuposto teórico-metodológico utilizado foi o da narrativa autobiográfica. Tem como colaboradores treze alunos, quatro meninos e nove meninas, de uma turma de ensino médio. Ao tomar como referência a lógica escolar, os alunos apresentam dificuldades em considerar a relação que estabelecem com os saberes na Educação Física como aprendizado. Além disso, as críticas não se restringem a essa disciplina, mas estendem-se à própria escola, que parece ter sua lógica de ensino alheia aos desejos e necessidades dos estudantes.