Resumo

Este trabalho é fruto de um projeto de pesquisa que objetiva analisar a fundamentação teórica das quinze proposições teórico-metodológicas – compreendidas epistemologicamente como aproximações ou abordagens – da Educação Física Escolar (EFE) brasileira. A investigação tem a finalidade de buscar em cada proposição os referenciais teóricos que dialoguem com questões da Educação para as Relações Étnico-Raciais (ERER), e que diretamente venham orientar uma prática pedagógica mais inclusiva e socialmente justa. Entretanto, salientamos que é notória a lacuna da invisibilidade histórica dos referenciais acerca da cultura negra nessas proposições. Historicamente, a Educação Física (EF) possui influências europeias e privilegia os/as estudantes mais habilidosos/as, seus referenciais teóricosmetodológicos voltam-se à branquitude, sendo construídos pela branquitude para beneficiar a própria branquitude. Assim, a pesquisa tem como objetivo externar para o mundo acadêmico, e principalmente aos/às professores/as de EFE, o quão estamos distantes de uma educação antirracista e que valorize a negritude no ambiente escolar. A iniciação científica emergiu a partir de uma ação afirmativa promovida pelo Grupo de Trabalhos Temáticos sobre Educação para as Relações Étnico-Raciais (GTT-ERER), instituído no CBCE ao final de 2021. Esta é uma ação afirmativa que contempla e incentiva estudantes negros/as e indígenas dos cursos de graduação em EF de diversas regiões do Brasil a participarem de eventos científicos promovidos pelo CBCE.

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