Resumo

O objetivo principal deste trabalho é apresentar e analisar uma proposta para fundamentar a intervenção docente no componente curricular Educação Física, desde a quinta até a oitava série do Ensino Fundamental. E para esse fim, foram revisadas criticamente as principais propostas previamente elaboradas na área, sobretudo nas duas últimas décadas do século XX no Brasil. Considerou-se, com base nessa revisão, que uma aproximação entre as diversas tendências analisadas é uma condição necessária para a contextualização da Educação Física Escolar, pois os professores podem utilizar elementos constitutivos de várias delas para a solução de problemas cotidianos. Nesse sentido, os Parâmetros Curriculares Nacionais para a área de Educação Física constituem uma abordagem coerente quanto à possibilidade de aproximação entre tendências. Contudo, seus princípios curriculares, particularmente os conteúdos, são limitados quanto à abrangência, pois as relações estabelecidas entre as áreas de estudos científicos – Cinesiologia, Motricidade Humana, Cultura Corporal de Movimento, Ciências do Esporte, e Aptidão Física relacionada à Saúde – e a proposta de intervenção são precárias. Isto se deve, parcialmente, à predominância de elementos culturais, separados de elementos biológicos; caracteriza-se, portanto, um tipo de dicotomia entre corpo e movimento. Metodologicamente, a proposta fundamenta-se em uma possibilidade de integração de blocos temáticos de conteúdos, tendo como pressuposto a convergência entre as áreas de estudos científicos e as abordagens para a Educação Física Escolar. Tal convergência pôde ser entendida como um conjunto de elementos semelhantes dentre as tendências analisadas; ou, em outros termos, princípios curriculares, axiológicos e teleológicos que remeteriam a um recuo epistemológico comum – a preocupação acadêmica com a elaboração, a sistematização e a disseminação de conhecimentos pertinentes à “Educação Física” – e a uma problemática comum – a preocupação pedagógica com a re-elaboração ou contextualização, o domínio e a aplicação de conhecimentos pertinentes à “Educação Física” no Ensino Fundamental. PALAVRAS-CHAVE: Educação Física Escolar; Ensino Fundamental; Educação Básica

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