Efeitos da autoliberação miofascial na flexibilidade de estudantes: uma proposta acessível
Por Gleuber Henrique Marques Oliveira (Autor), Paulo Márcio Montserrat (Autor), André Luiz Karol Mota Scudlarek (Autor), Elielbson Santos de Souza (Autor).
Em Journal of Physical Education (Até 2016 Revista da Educação Física - UEM) v. 35, n 1, 2024.
Resumo
Vários estudos avaliaram a aplicabilidade da Técnica de Autoliberação Miofascial (MSRT) na melhora aguda da flexibilidade em diversos esportes e/ou diferentes populações. Porém, sua integração nas aulas de educação física escolar torna-se desafiadora devido ao alto custo dos materiais. Portanto, o objetivo foi investigar o efeito do MSRT em escolares utilizando tanto rolos de espuma originais quanto rolos feitos de materiais adaptados de baixo custo. Participaram do estudo 30 escolares, agrupados aleatoriamente em: Grupo Controle (GC), Grupo Rolo Original (GRO) e Grupo Rolo Adaptado (GRO). A flexibilidade foi avaliada antes e após a aplicação da MSRT. A MSRT foi realizada nos músculos alvo uma vez por 30 segundos com intervalos de 15 segundos entre os estímulos. As comparações da flexibilidade pré e pós-MSRT foram avaliadas por meio do teste t de Student , com nível de significância adotado de p<0,05. Verificou-se que o MSRT no ORG e no ARG aumentou significativamente a flexibilidade dos escolares em 7,53% e 16,5%, respectivamente. Portanto, a utilização de rolos confeccionados com material alternativo (adaptado) para aplicação do MSRT parece ser uma forma mais acessível financeiramente para ser utilizada nas aulas de educação física e abre possibilidades para sua aplicação fora das escolas.