Entre ABC’s, glórias, pelejas, encontros, desafios o ensino da Capoeira pela Literatura de Cordel
Por Paulo Cesar da Silva Gonçalves (Autor), Bruno Otávio de Lacerda Abrahão (Autor).
Resumo
Este artigo tem como objetivo problematizar um dos recursos potencialmente importantes para a aprendizagem da capoeira: a literatura de cordel, bem como sugerir prática docente à luz desse gênero. Nesse sentido, apresenta aspectos de similaridades e singularidades dessas duas culturas, como ambas serem Patrimônio Imaterial da Humanidade, a Capoeira com a Roda e os Saberes dos Mestres e a Literatura de Cordel com seus textos impressos. Justifica-se por acreditarmos que tanto a capoeira quanto o cordel convergem no que diz respeito as marcas identitárias da região Nordeste. Diferente de outras regiões do Brasil, a nordestina tem na literatura de cordel um importante difusor dos seus fatos, personagens, história e cultura. Assim, esta produção discute temáticas fundantes a Educação pelo olhar da obrigatoriedade do Ensino da Capoeira oriunda da Lei 10.639/2003. Isso inclui uma passagem crítica e reflexiva sobre o daltonismo cultural e a perspectiva monocultural de ensino. Pelas análises dos cordéis foi possível percebemos que essa literatura contribui para descortinar assuntos ainda latentes em nossa cultura como a intolerância religiosa, o preconceito, a discriminação racial, o racismo etc. Em suma, enveredarmos por temas relacionados à história e cultura da capoeira.