Resumo

Este artigo tem como objetivo problematizar um dos recursos potencialmente importantes para a aprendizagem da capoeira: a literatura de cordel, bem como sugerir prática docente à luz desse gênero. Nesse sentido, apresenta aspectos de similaridades e singularidades dessas duas culturas, como ambas serem Patrimônio Imaterial da Humanidade, a Capoeira com a Roda e os Saberes dos Mestres e a Literatura de Cordel com seus textos impressos. Justifica-se por acreditarmos que tanto a capoeira quanto o cordel convergem no que diz respeito as marcas identitárias da região Nordeste. Diferente de outras regiões do Brasil, a nordestina tem na literatura de cordel um importante difusor dos seus fatos, personagens, história e cultura. Assim, esta produção discute temáticas fundantes a Educação pelo olhar da obrigatoriedade do Ensino da Capoeira oriunda da Lei 10.639/2003. Isso inclui uma passagem crítica e reflexiva sobre o daltonismo cultural e a perspectiva monocultural de ensino. Pelas análises dos cordéis foi possível percebemos que essa literatura contribui para descortinar assuntos ainda latentes em nossa cultura como a intolerância religiosa, o preconceito, a discriminação racial, o racismo etc. Em suma, enveredarmos por temas relacionados à história e cultura da capoeira.

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