Escalada em rocha como educação física no ensino médio
Por Dimitri Wuo Pereira (Autor), Igor Armbrust (Autor).
Resumo
A escalada é um tema ainda desconhecido da maioria dos profissionais de Educação Física brasileiros, diferente da França que tem essa atividade como conteúdo escolar, no Brasil ainda se tem medo de pensar sobre essa prática. Sendo assim, o objetivo desse estudo foi demonstrar como se pode usar a escalada como ferramenta educacional. O método usado foi um estudo de caso, com alunos de uma instituição particular de ensino de São Paulo que tem a escalada como opção de Educação Física. O estudo descritivo aponta de forma cronológica toda a atividade desenvolvida. O curso começou na instituição com 17 alunos participando de 3 aulas, com duração de 3 horas cada, nos dias 14, 15 e 16. Nessas aulas os conteúdos foram: técnicas verticais, movimentação na parede, nós, conhecimento dos equipamentos, ética, geografia, aspectos históricos, alimentação, socorros e organização de uma escalada. Nos dias 17 e 18 de maio os alunos fizeram uma excursão de ônibus, para o município de Pedra Bela no interior de São Paulo, cerca de 100 km da capital. Hospedaramse na Pousada Alma de Pedra, um refúgio de montanhistas da região. No primeiro dia fizeram escalada em top rope com os 3 professores supervisionando a aplicação das técnicas aprendidas na escola. Ao final do dia, completaram a subida dos 50 metros da rocha, para ver o sol se por e depois foram para a pousada preparar o jantar que foi por eles planejado e descansar apreciando a noite estrelada. No segundo dia os alunos voltaram a rocha e além de praticar a escalada fizeram também a técnica do rapel. No final da tarde organizaram suas coisas e voltaram a São Paulo. Concluímos que esse tipo de atividade pode favorecer diversos aspectos da educação: interdisciplinaridade, trabalho em equipe, liderança, sociabilidade, desenvolvimento de força, coordenação motora e responsabilidade.